Como é definido o lance vencedor no consórcio

A contemplação é, sem dúvida, o momento mais aguardado do consórcio

lance

A contemplação é, sem dúvida, o momento mais aguardado do consórcio. É quando o consorciado passará a ter o crédito disponível e dá um passo importante para a concretização de seu objetivo. Além da contemplação por sorteio, o consórcio oferece mais uma possibilidade para o consorciado: o lance. Leva quem ofertar o maior? Não necessariamente. Entenda.

O consórcio é um sistema que oferece os mesmos direitos e deveres a todos os integrantes de determinado grupo, sem beneficiar um ou outro. Logo, os lances são sempre apurados de forma justa e igualitária. Mas isso não significa que o maior valor será o vencedor, em função de algumas variáveis que veremos a seguir.

Um mesmo grupo de consórcios pode ter integrantes com valores diferentes de crédito. É o que prevê a Circular 3432 do Banco Central do Brasil (BCB), autoridade reguladora e fiscalizadora do Sistema de Consórcios. No texto da norma, consta que: “É admitida a formação de grupos em que os créditos sejam de valores diferenciados, observado que o crédito de menor valor, vigente ou definido na data da constituição do grupo, não pode ser inferior a 50% (cinquenta por cento) do crédito de maior valor.”

Neste caso, uma das formas de apuração justa é definir como vencedor aquele que ofertar o maior percentual em relação ao crédito. Assim, se dois consorciados de um mesmo grupo possuem créditos diferentes e ofertam lances de R$ 10 mil, será o vencedor aquele cujo lance representar um percentual maior do total do crédito, desde que haja saldo no caixa do grupo.

 

O mais importante de tudo isso é saber que ao consorciado é assegurada a igualdade na concorrência pela contemplação, seja por sorteio ou lance. Todas as regras de oferta e desempate de lance devem constar no contrato. Ainda, as informações referentes ao grupo, inclusive sobre as contemplações, são informadas ao consorciado durante as Assembleias.

Caso você tenha ofertado lances e tenha dúvida entre em contato http://www.remaza.com.br/Home/Atendimento


Fonte: ABAC



13/06/2018