Como funciona a carta de crédito para veículos? Guia Completo!

Consórcio | 14/12/2022

Compartilhar:

Como funciona a carta de crédito para veículos? Guia Completo!

 A carta de crédito para veículos permite que a pessoa contemplada vá até alguma concessionária e escolha o carro ou moto de sua preferência, de acordo com o valor estipulado no documento. É um dos grandes benefícios proporcionados pelo consórcio, para quem deseja adquirir o tão sonhado automóvel ou motocicleta. 

De acordo com o relatório divulgado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio) o setor de veículos representa cerca de 80% do total de cotas para consórcios no Brasil. Esse número, de acordo com a pesquisa feita, é a soma de veículos leves e pesados, como ônibus e caminhões. 

Mas apesar da alta procura, como mostra a pesquisa, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito sobre a carta de crédito para veículos. Por isso, preparamos esse conteúdo. Através dele, você vai entender tudo sobre a cota para adquirir o seu veículo. Continue a leitura e saiba mais!

Carta de crédito: o que é?

 

Ambiente de escritório. Duas mulheres conversam.

A carta de crédito é um documento com um valor estipulado pelo consórcio, para que a pessoa contemplada possa adquirir o bem desejado ou contratar algum serviço. Por exemplo, se você participa de um consórcio estipulado na quantia de R$300 mil, a carta de crédito corresponde a essa quantia. Esse valor pode variar, de acordo com o preço do bem a ser adquirido e pelo prazo de pagamento com a carta de crédito. 

As contemplações acontecem durante assembleias mensais. Nesses eventos, um ou mais consorciados podem ser contemplados, através de sorteios ou lances. 

O funcionamento da carta de crédito

A carta de crédito é um documento que funciona da seguinte forma: o consorciado faz os pagamentos mensais do consórcio, como estipulado em contrato, e quando for contemplado recebe a carta de crédito.

 Depois da contemplação, tanto por sorteio ou lance, basta você encontrar o bem com valor condizente com o da carta de crédito e avisar a empresa administradora que irá fazer o pagamento do bem com a carta. 

Como funciona a de crédito para veículos?

A carta de crédito para veículos segue exatamente o mesmo padrão daquelas para outros tipos de bens. Sendo assim, ela é utilizada nas intermediações de compra e venda e possui o valor que te dará acesso ao veículo desejado. Para você obter o crédito, assim como de praxe em qualquer consórcio, você precisa ser contemplado. 

Quais as vantagens da carta de crédito para veículos?

 

Pessoa entrega uma chave de carro para outra.

Há muitas vantagens proporcionadas pela carta de crédito na aquisição de um veículo. Abaixo, listamos aquelas que são consideradas as principais. Acompanhe!

Manutenção do poder de compra

A valorização da carta de crédito segue os valores dos índices que foram definidos em contrato. Com isso, o seu poder de compra é mantido e você não sai prejudicado na busca do veículo desejado. 

Realização de melhores negociações

Uma das grandes vantagens, é que o valor da carta de crédito é o mesmo do dinheiro à vista. Essa característica dá a possibilidade de fazer negociações melhores no momento de comprar o veículo. 

Sem taxa de juros

Outro benefício da carta de crédito, é que não existe a típica cobrança de taxa de juros.O que existe nos consórcios de modo geral, é o pagamento de uma taxa de administração, correspondente a um percentual do valor da carta de crédito. Normalmente, essa quantia gira em torno dos 10% diluída ao longo do pagamento das parcelas. 

Mais segurança

Umas das grandes vantagens da carta de crédito para veículos é a segurança que ela proporciona ao comprador. Isso porque, os créditos só podem ser utilizados por seus titulares e ninguém mais. Fato que traz mais confiança ao consorciado na hora de investir em um consórcio. 

Como é determinado o valor da carta de crédito para veículos?

Na maioria das vezes, o valor da carta de crédito condiz com o veículo desejado. Mas quem  escolhe o valor da carta de crédito é você. E se você ainda não sabe ou está em dúvida de qual veículo pretende adquirir, não tem problema, o valor do crédito pode ser aproximado ou aquele que você possa arcar se for diluído em algumas parcelas. 

Vale ressaltar que quem determina esses prazos dos pagamentos das parcelas também é você, de acordo com a sua situação financeira de momento. Um ponto importante, é que prazos mais longos fazem com que as parcelas fiquem em valores mais acessíveis e não sobrecarrega tanto suas finanças. 

Como funciona a contemplação da carta de crédito para veículos?

Como citamos anteriormente, existem duas formas de contemplação que acontecem em assembleias realizadas mensalmente: lance e sorteio. 

Contemplação por sorteio

Nos sorteios, dez bolinhas são retiradas de uma espécie de globo giratório. A que receberá a contemplação é aquela que estiver na décima posição. Caso essa cota já tenha sido contemplada ou esteja em atraso de alguma parcela, o prêmio passa para a nona bolinha e assim por diante. Essa regra não pode ser alterada sob nenhuma hipótese.

Contemplação por lance

Os lances sempre  acontecem depois da realização dos sorteios. Na modalidade lance livre, a regra é simples: quem fizer a maior oferta ganha. No entanto, esse lance é calculado sobre o valor de crédito e conforme o saldo do grupo. 

Já nos lances chamados de fixo, você deve fazer uma oferta de um único percentual, sendo de 25% ou 50% do valor da carta de crédito, de acordo com a característica do grupo que você está inserido. 

E por último, o lance de antecipação. Nesse caso, você pode antecipar o valor que deseja e, com isso, acumulando para uma eventual oferta de lance ou quitação de parcelas. 

Como utilizar a contemplação?

O principal objetivo para quem entra em um consórcio é ser contemplado. Se por acaso você conseguir ser uma dessas pessoas, para retirar o crédito primeiro é necessário apresentar todas as garantias que estão registradas em contrato. 

Um ponto importante, é saber que  mesmo contemplado, o consorciado deve continuar pagando as parcelas. Portanto, a empresa precisa ter essa garantia para entender se a pessoa irá honrar esse compromisso até o fim. 

Logo em seguida, você precisa informar os dados do bem. No caso de veículos, a marca, cor, modelo, ano e outras informações relevantes para a identificação. Mas também é bom lembrar que as regras dessa etapa podem variar conforme a empresa administradora. Portanto, solicite ajuda à companhia se surgir qualquer dúvida. 

E depois de tudo isso, a administradora precisa ser notificada formalmente. É importante deixar claro que a carta de crédito permite a liberação da compra de bens da mesma categoria estabelecida no contrato. Ou seja, você não pode adquirir um imóvel utilizando uma carta de crédito para veículos.  

Mais alternativas para usar a carta de crédito

Não necessariamente você precisa usar todo o valor da carta de crédito na compra de um veículo. Por exemplo, se o valor de um carro é menor do que o crédito, a sobra pode ser utilizada para pagar algumas parcelas do consórcio.

 Mas se o caso for o contrário, o carro tiver um preço maior, a administradora não pode pagar a diferença. Isso fica como sendo responsabilidade do comprador.

Também há a opção de converter o valor da carta de crédito em dinheiro. Mas para fazer isso, é preciso esperar o tempo de 180 dias após a contemplação, conforme as regras do Banco Central.  Além disso, você precisa quitar os valores. 

Pode haver cancelamento da contemplação?

Sim, isso pode acontecer em qualquer tipo de consórcio. Se a pessoa contemplada não utilizar o valor da carta de crédito e depois ficar inadimplente, a administradora tem o direito de fazer o cancelamento da contemplação. 

Existe a chance de que os valores sejam restituídos, mas pelas normas estabelecidas pelo Banco Central, a restituição dos valores só pode ocorrer após a contemplação. 

Conheça o consórcio de veículos Remaza

Para evitar qualquer problema com a carta de crédito para veículos e em outras situações do consórcio, sempre opte por investir em uma empresa administradora que tenha credibilidade no setor.  A remaza possui mais de 50 anos de experiência com consórcios, sempre oferecendo os melhores planos aos clientes. 

Com o consórcio de veículos Remaza, você compra o seu carro ou sua moto de forma mais econômica, vantajosa e com um preço justo. Você também fica livre de pagar taxa de juros para fazer um plano , conforme o seu planejamento financeiro. 

Que tal poder comprar o seu tão sonhado veículo de maneira mais fácil? Entre em contato conosco ou faça uma simulação gratuita em nosso site. Realizar o seu sonho nos faz feliz!