Como funciona um consórcio de moto? Tudo sobre!

Consórcio | 08/12/2022

Compartilhar:

Como funciona um consórcio de moto? Tudo sobre!

Por acaso você sabe como funciona um consórcio de moto? Trata-se de uma forma mais simples e vantajosa de adquirir a sua tão sonhada motocicleta. Mais em conta que os financiamentos comuns, nessa modalidade de compra não há taxa de juros, o plano de pagamento é conforme o perfil financeiro do cliente e o processo é menos burocrático.

Não é à toa que, segundo dados levantados pela  Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), somente no primeiro semestre de 2022, cerca de R$6,27 bilhões em créditos para a aquisição de motos foram solicitados. Isso representa um um aumento de 25% do total acumulado no mesmo período do ano anterior, fazendo com que as motos estejam no topo dos bens solicitados em consórcios. 

Sendo assim, o consórcio é uma maneira econômica e segura de comprar uma moto ou qualquer outro bem. Mas você quer entender melhor como funciona um consórcio de moto? Continue a leitura deste conteúdo, pois nele iremos explicar tudo sobre esse tema! 

O que é um consórcio de moto?

 

Dois homens apertando a mão e concluindo uma venda de uma moto.

Um consórcio, de maneira geral, é um modelo de compra colaborativa. Ou seja, um grupo de pessoas que possuem o desejo de comprar um bem ou contratar algum tipo de serviço, se juntam. Assim, esses consumidores formam um fundo coletivo, onde mensalmente depositam um determinado valor.

 Essa quantia  depositada, representa o pagamento das parcelas do valor da carta de crédito solicitada. Só com o pagamento dessas parcelas, é possível ter o direito de receber o valor do bem desejado. E no fim, os consorciados podem ser contemplados com essa quantia de duas formas que acontecem mensalmente: lance e sorteio. 

No entanto, antes de decidir o valor da carta de crédito, você precisa procurar uma empresa que irá administrar o consórcio e, aí sim, entrar em algum grupo e realizar os pagamentos de maneira mensal. Lembrando que é sempre bom analisar com cautela e escolher companhias de credibilidade no mercado. 

O consórcio de motos segue o mesmo padrão. A diferença é que nesse caso existe a particularidade do item desejado. Você determina o valor de crédito compatível com o modelo de moto escolhido para a compra. 

Para a compra de uma moto por meio de consórcio, há muitas opções de prazo de pagamento para você escolher. Normalmente, os planos são de 72 meses e você ainda tem direito de participar de assembleias que ocorrem uma vez ao mês, se os pagamentos estiverem em dia. E tudo isso, também é feito sem aquela típica cobrança de juros. 

As vantagens de investir em um consórcio de moto

 

Homem teclando uma calculadora branca enquanto escreve uma folha com gráficos.

Entrar em um grupo de consórcio para adquirir uma moto tem um leque de vantagens. Acompanhe algumas delas que listamos abaixo.

Livre das taxas de Juros

Como citamos anteriormente, nos consórcios você fica livre da cobrança dos juros. O que existe é uma taxa de administração, dependendo da administradora. Mas geralmente, esse percentual gira em torno de 10% a 20% do valor da carta de crédito. 

Menos burocracia

Nos consórcios em geral, incluindo os de motos, os processos são bem menos burocráticos. Isso acontece porque, a empresa responsável por administrar o negócio cuida de toda a documentação necessária para a aquisição do bem. 

Escolha do modelo de moto que desejar

Você tem o direito de escolher o modelo de moto que quiser, desde que seja compatível com o valor estipulado na carta de crédito. E não importa se o veículo é zero ou semi-novo, a regra é a mesma para ambos os casos. 

Planos de acordo com o seu perfil financeiro

Esse é um dos grandes benefícios de um consórcio. Poder estipular o valor das parcelas e o prazo para esses pagamentos é importante para não prejudicar a sua saúde financeira. Isso faz com que você tenha mais condições de arcar com os pagamentos mensais evitando maiores problemas. 

Mais características do consórcio de motos

Além das vantagens citadas no tópico acima, existem outras características dos consórcios de motos, que estão presentes para a compra de outros itens, que normalmente geram dúvidas em muitas pessoas. Veja algumas delas. 

Como funcionam as formas de contemplação do valor?

A pessoa consorciada pode ser contemplada por lance ou sorteio. Ressaltando que contemplação significa a entrega do valor da carta de crédito. 

No sorteio, todos os consorciados, ativos em dia com o pagamento e excluídos, concorrem o valor do crédito da mesma forma. J

Já o lance acontece depois dos sorteios e podem ser feitos apenas por aqueles que estão ativos. E os critérios de definição de ofertas e desempates, caso houver, estão estabelecidos em contrato. 

O que fazer para usar o valor do crédito contemplado?

Caso você for contemplado, é necessário apresentar as garantias ao grupo em que está inserido.Elas estão descritas no contrato do consórcio. Depois disso, você precisa informar à empresa administradora qual o modelo de moto e quando irá fazer a compra. 

E se a pessoa quiser desistir do consórcio, como fazer?

Qualquer consorciado pode optar pela desistência a qualquer momento, mediante a um comunicado para a administradora. No entanto, isso acarreta em uma multa por quebra de contrato. O participante também terá que esperar a realização de um sorteio para receber o valor referente às parcelas quitadas. 

Outra forma de desistência, é transferir a participação para outra pessoa. Nesse caso, basta negociar as parcelas que já foram pagas. 

Quanto tempo dura um consórcio de moto?

Os consórcios, por serem um fundo coletivo, têm o prazo de duração determinado pelo próprio grupo de consorciados, em conjunto com a empresa que está administrando.Esse tempo precisa estar descrito no contrato.  

Como entrar em um consórcio de moto?

Você tem duas formas de participar de um consórcio de moto. Uma é entrar em algum grupo que ainda está se formando, que ainda irá começar a contemplação, no qual a  administradora ainda está buscando pessoas para atingir o número ideal de participantes. 

 

Já a outra forma, é ingressar em um grupo já estabelecido. Nessa situação, você precisa adquirir uma vaga que ainda está disponível. 

Quais os documentos exigidos para participar de um consórcio?  

Os documentos que você precisa apresenta, obrigatoriamente, para a empresa administradora do consórcio são:

Conheça o consórcio de moto Remaza

Agora que você já sabe como funciona um consórcio de moto, pesquise e invista em uma empresa de credibilidade para ser administradora. A Remaza tem mais de 50 anos de experiência na área de consórcio, sempre proporcionando as melhores condições para os clientes. 

O consórcio de motos Remaza, tem planos que se adequam a sua realidade financeira, sem taxa de juros. É a maneira de você adquirir sua moto de modo mais econômico, além de ter outras vantagens, como por exemplo, a participação de sorteios. 

Entre em nosso site e faça uma simulação gratuita. Ou fale com um de nossos atendentes e conheça mais sobre os nossos serviços.