Consórcio de imóvel vale a pena? Entenda!

Consórcio | 07/03/2024

Compartilhar:

Consórcio de imóvel vale a pena? Entenda!

No atual cenário econômico, muitos se perguntam sobre as melhores formas de investir em imóveis. O consórcio de imóvel, uma modalidade de aquisição planejada e sem juros, surge como uma opção vantajosa para muita gente. Mas, afinal, o consórcio de imóvel vale a pena? A resposta é sim, e ao longo deste artigo, você entenderá o porquê.

O que é um consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas (físicas ou jurídicas) em grupos, com o objetivo de formar poupança para a aquisição de bens ou serviços. Através de contribuições mensais, todos os participantes têm a chance de ser contemplados com a carta de crédito no decorrer do plano.

Para entender tudo sobre esta modalidade, leia nosso artigo completo sobre o tema: O que é consórcio? Entenda como funciona do início ao fim

O que é um consórcio de imóveis?

Especificamente, o consórcio de imóveis é destinado para quem deseja comprar, construir, reformar ou até mesmo quitar um financiamento imobiliário. Com flexibilidade de planos e valores, adapta-se a diferentes orçamentos, permitindo a realização do sonho da casa própria ou do investimento imobiliário de maneira planejada.

Para entender tudo sobre o consórcio de imóveis, leia nosso artigo específico sobre o tema: Consórcio imobiliário: como funciona e vantagens

Por que o consórcio de imóveis vale a pena?

Ao adentrar no universo do consórcio imobiliário, os participantes se beneficiam de um sistema que valoriza a coletividade, a disciplina financeira e a flexibilidade, atendendo a uma vasta gama de perfis e objetivos de investimento.

Ausência de juros

A característica mais destacada do consórcio de imóveis é, sem dúvida, a ausência de juros. Enquanto as opções de financiamento imobiliário impõem juros que podem dobrar o valor final do bem ao longo dos anos, o consórcio apresenta apenas uma taxa administrativa. 

Esta taxa, significativamente mais baixa do que os juros de financiamentos, é diluída durante o período do plano, tornando o custo total do investimento consideravelmente mais acessível e previsível.

Flexibilidade

A flexibilidade é outro pilar fundamental do consórcio de imóveis. Com planos que variam em valor de carta de crédito e prazo de pagamento, cada consorciado tem a liberdade de escolher a opção que melhor se adequa às suas condições financeiras e objetivos. 

Essa adaptabilidade permite que indivíduos de diferentes faixas de renda participem do mercado imobiliário, planejando a compra de seu imóvel sem comprometer sua saúde financeira.

Poder de compra à vista

Ser contemplado em um consórcio significa adquirir o poder de compra à vista. Com a carta de crédito em mãos, é possível negociar condições muito mais vantajosas na aquisição do imóvel, incluindo a possibilidade de obter descontos significativos. 

Essa vantagem eleva a posição de negociação do consorciado, abrindo portas para oportunidades de mercado antes inacessíveis.

Disciplina financeira

Participar de um consórcio é uma verdadeira escola de planejamento e disciplina financeira. O modelo de contribuição mensal obriga os participantes a organizarem seus orçamentos de maneira eficiente, incentivando a formação de uma reserva financeira dedicada ao objetivo de adquirir um imóvel. 

Essa prática fomenta hábitos financeiros saudáveis, que beneficiam não só a realização do objetivo imobiliário, mas também a gestão financeira pessoal de forma ampla.

Proteção contra a inflação

Por fim, o consórcio de imóveis oferece proteção contra a inflação. As parcelas e a carta de crédito são corrigidas pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção), garantindo que o poder de compra do consorciado seja preservado ao longo do tempo. 

Isso significa que, mesmo diante de variações econômicas, o investimento mantém seu valor real, protegendo o patrimônio do consorciado.

Como a Remaza pode ajudar você?

Escolher a Remaza para seu consórcio de imóveis significa optar por agilidade, facilidade e menos burocracia. Com planos que cabem no seu bolso e uma equipe pronta para ajudá-lo a escolher a melhor opção, a Remaza se destaca como uma escolha inteligente para quem busca realizar o sonho do imóvel próprio ou investir no mercado imobiliário. 

A burocracia reduzida e o atendimento personalizado garantem que seu caminho até a casa própria seja o mais suave possível. O sonho da casa própria está ao seu alcance. Consórcio de imóvel vale a pena? Com a Remaza, a resposta é definitivamente sim. Entre em contato conosco agora mesmo!