Consórcio de moto: como funciona, vantagens e se vale a pena

Consórcio | 14/09/2022

Compartilhar:

Consórcio de moto: como funciona, vantagens e se vale a pena

O consórcio de moto é uma alternativa de negócio que facilita a realização do seu sonho de adquirir uma motocicleta. Mais vantajoso que um financiamento comum, uma das grandes vantagens do consórcio é de não haver cobrança de juros, somente uma taxa de administração, beneficiando a sua situação financeira.

De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), as motos estão na liderança dos bens solicitados para consórcio no Brasil. Segundo a pesquisa, feita entre janeiro e julho de 2022, foram levantados R$6,27 bilhões em créditos para a aquisição de motos. Resultado 25,4% maior do que o montante acumulado no mesmo período em 2021. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura deste artigo e entenda como funciona um consórcio de motos, os benefícios e se realmente vale a pena investir nessa modalidade de financiamento para realizar a compra desse bem. 

O que é um consórcio de motos?

Qualquer consórcio é caracterizado por ser um modelo de compra, em que um grupo de pessoas se juntam para adquirir algum bem ou serviço. Assim, esses consumidores acabam formando um fundo coletivo.

 Mas para ter direito ao valor do bem que está sendo desejado, é preciso fazer o pagamento mensal das parcelas que correspondem ao valor da carta de crédito em contrato. No fim, há duas possibilidades de os integrantes serem contemplados com o valor da carta de crédito: o sorteio e lance ocorrem mensalmente. 

O consórcio de motos, de modo geral, funciona desse jeito. No entanto, há características singulares de acordo com o item. Nesse caso, você escolhe a marca e modelo da moto ou uma carta de crédito compatível com o valor da moto desejada. 

Após essa decisão, você tem que escolher a empresa que vai administrar o consórcio, para entrar em algum grupo e conseguir fazer os pagamentos mensais das parcelas. Ressaltando que sempre é prudente analisar bem as organizações. Escolha uma que tenha credibilidade e experiência no mercado, assim como a Remaza.

Nos consórcios para motos existem muitas opções de parcelamentos e prazos que você pode escolher. Tudo é feito  com o mínimo de burocracia e sem cobrança de juros, apenas uma taxa de administração do consórcio, que se dilui com as parcelas. 

Os planos para motos, geralmente, são de até 72 meses e se você sempre pagar em dia, tem direito a participar de assembleias mensais, quando acontecem sorteios para resgatar o valor de crédito. 

Entretanto, se você começar a atrasar os pagamentos das parcelas, o consórcio pode ser cancelado. Essa medida é legal e está escrita na Lei do Consórcio (Lei nº 11.795/2008).

Algumas dúvidas frequentes sobre o consórcio de motos

Agora vamos esclarecer alguns temas que geram dúvidas recorrentes sobre os consórcios de maneira geral, incluindo os de motos. Acompanhe!

Quais as características das formas de contemplação dos valores?

A contemplação é a entrega do valor do crédito para a compra do bem desejado. E como citamos, existem duas maneiras de você ser contemplado no consórcio e isso também vale para os de moto. Através do lance ou de sorteio. Veja o que cada uma significa.

Como utilizar o crédito contemplado?

Para utilizar o crédito contemplado, o consorciado deverá apresentar as garantias ao grupo que está. Essas garantias estão todas descritas no contrato. 

Vale ressaltar que a pessoa contemplada tem o direito de escolher qual moto comprar, quando e de quem. Depois dessas decisões, é necessário comunicar de maneira formal à empresa administradora.

Qual a duração dos grupos no consórcio?

Explicamos que um consórcio é um fundo coletivo, em que um grupo de pessoas se unem para adquirir algum bem e nesse caso, uma moto. E o prazo de duração desses grupos é o período de tempo determinado pelos próprios grupos em conjunto com a empresa administradora, para fazer a arrecadação do valor total do crédito. O prazo também precisa estar no contrato firmado. 

Quais as vantagens em participar de um consórcio de moto?

Você já pôde perceber que investir em um consórcio para realizar o sonho de comprar sua motocicleta possui muitas vantagens. Agora vamos esclarecer as principais delas. 

Menos burocracia

Ao contratar um consórcio para comprar uma moto, os processos burocráticos são eliminados. Esqueça aquela quantidade de avaliações administrativas para a aquisição. A empresa administradora do consórcio fica com toda essa responsabilidade de gerenciar a documentação necessária. 

Entretanto, durante esse processo, é fundamental que o contratante esteja regularizado com suas pendências financeiras. Isso porque, para a liberação de crédito é exigido que seu nome esteja limpo. 

Livre de Juros

Essa é, sem dúvidas, uma das vantagens mais atraentes do consórcio. Simplesmente não há o pagamento de taxas de juros pelo empréstimo do valor, o que deixa a compra mais em conta. A taxa existente é de administração, que varia de acordo com cada administradora.  

Prazos de pagamentos conforme o perfil do cliente

Definir o prazo e o valor dos pagamentos das parcelas faz toda a diferença para um bom planejamento financeiro, além de não levar problemas à saúde financeira do consorciado. Dessa maneira, as pessoas têm mais chances de conseguir arcar com os pagamentos mensais.

Direito de escolher qualquer modelo de moto

No consórcio, você pode escolher o modelo de motocicleta que bem entender para compra, dentro do valor estipulado pelo crédito. A moto pode ser zero ou seminova, desde que o valor seja condizente com a carta de crédito. 

Como participar de um consórcio de moto?

Homem entrega uma chave de moto para outro homem em meio a outras motos.

Existem duas maneiras de você participar de um consórcio de moto. Uma delas é entrar em algum grupo que ainda está em formação e a outra é ingressar em algum que já está em andamento. 

No caso dos grupos em formação, eles estão ativos, porém a administradora segue procurando pessoas para atingir o número ideal de participantes. Portanto, nessa situação, você entra em um grupo que ainda vai começar e a contemplação inicia depois de um prazo pré-estabelecido pela empresa administradora do consórcio. 

Já para entrar naqueles grupos que estão formados, você tem que adquirir uma vaga que não foi comprada até o momento. 

Sendo assim, é essencial você observar e entender cada detalhe do contrato para saber perfeitamente os seus direitos e deveres dentro do consórcio de motos.

Documentação necessária para entrar em um consórcio

Acompanhe a lista dos documentos exigidos para que você possa entrar em um consórcio.

Tendo esses documentos em mãos, é só você buscar uma administradora de consórcio que lhe agrade. 

Consórcio de moto Remaza

Para investir em um consórcio, é imprescindível que você contrate uma empresa de credibilidade e referência no mercado para administrar. A Remaza possui mais de 50 anos de experiência em consórcios, oferecendo sempre os planos mais benéficos. 

O Consórcio Remaza de motos, você adquire o seu veículo de forma mais econômica, com um valor justo pelo bem. Você também escapa dos juros para solicitar o plano mais condizente com seu orçamento no momento, participa de sorteios e outras tantas vantagens. 

Para fazer uma simulação de consórcio, entre no nosso site. Fale com um de nossos atendentes e conheça mais as nossas soluções para ajudar a conquistar seus sonhos.