Fundo de reserva no consórcio: o que é e como funciona

Consórcio | 13/10/2022

Compartilhar:

Fundo de reserva no consórcio: o que é e como funciona

Antes de investir em um consórcio, é fundamental entender os detalhes e como funciona esse modelo de financiamento. Dentro desse processo, há taxas que fazem parte da parcela mensal que você precisa pagar. Uma delas é destinada à contribuição para o Fundo de Reserva. 

Mas afinal de contas, o que é o fundo de reserva e qual é a sua funcionalidade no consórcio? Qual o valor de você precisa para por essa contribuição? Em quais situações ele pode ser utilizado?  

Foi pensando em todas essas dúvidas comuns entre muitas pessoas, que nós da Remaza Consórcios elaboramos esse conteúdo. Através dele, você poderá entender melhor a função do Fundo de Reserva e sua importância dentro dos consórcios. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto! 

O que é o Fundo de Reserva em um consórcio?

O consórcio é um modo de financiamento coletivo, onde as pessoas de um grupo contribuem mensalmente com um valor das parcelas para a aquisição de um bem de uma mesma categoria. E é a partir desses depósitos que é recolhida uma contribuição destinada à formação do fundo de reserva. 

O fundo serve para eventuais emergências, assim como em um condomínio. Ou seja, protege o financiamento do grupo contra situações adversas, como por exemplo, na cobertura de inadimplências e custos gerados por causa dessa cobrança. 

Dessa forma, evita prejuízos aos demais participantes do grupo e que as contemplações sigam acontecendo mesmo nesses períodos. 

Qual o valor da taxa do Fundo de Reserva?

O valor do fundo de reserva gira em torno de 2% do valor estipulado na carta de crédito do consórcio, para a compra do bem desejado. 

Vamos exemplificar para deixar mais claro. Imagine que o preço de um automóvel seja de R$ 60 mil em 60 parcelas. Sendo que o valor do fundo é de 2% sobre o preço do bem, nesse caso será de R$1.200. 

Vale ressaltar que a cobrança para a contribuição do fundo está de acordo com a legislação, porém é durante a formação do grupo, em assembleia, que será definido se terá ou não a arrecadação desse valor. As ocasiões em que o fundo poderá ser utilizado também deverá constar em contrato. 

Outro ponto é que não importa o bem. Pode ser automóvel, moto, imóvel ou serviço, o fundo de Reserva vale para todos os tipos de consórcio. Sempre considere isso antes de obter uma carta de crédito. 

Quais as vantagens do fundo de reserva?

Mãos masculinas teclam uma calculadora. Há também uma pilha de moedas e uma casa em miniatura.

Como você pôde notar, o fundo de reserva é importante para o processo do consórcio e traz segurança ao negócio. Mas agora vamos mostrar mais algumas das principais vantagens que ele oferece aos consorciados. Acompanhe a seguir!

Não tem um valor elevado

Como explicamos anteriormente, a taxa cobrada pela contribuição do fundo de reserva é em torno de 2% sobre o valor da carta de crédito, sendo diluída ao longo da vigência do contrato. Portanto, o custo é baixo e pode ser incluído em seu orçamento, sem prejudicar a sua saúde financeira. Assim, você não tem prejuízos para continuar em busca do sonho de ter seu veículo ou imóvel próprio. 

O valor do fundo pode voltar para você 

Isso pode acontecer, pelo seguinte fato: por ser uma reserva destinada a situações de  emergência, talvez nunca seja acionado pela empresa administradora do consórcio. Sendo assim, o correto é que o investimento feito pelo consorciado seja devolvido. 

 

Para isso, é feito um cálculo pela administradora de quanto ela recebeu e a quantia total gasta para cobrir despesas sessenta dias após o grupo ser encerrado. Se for constatado que sobrou alguma quantia, essa é dividida entre os integrantes do grupo. 

Garantia de um negócio mais seguro

Uma boa gestão de um consórcio é sempre transparente com os consorciados. O fundo de reserva contribui para gerar essa credibilidade, garantindo que o investimento seja realmente mais seguro. 

Um exemplo dessa segurança é que se algum integrante deixa de pagar algumas parcelas, essa quantia terá a cobertura do fundo e você não será prejudicado pela inadimplência de outra pessoa. 

E as desvantagens de um consórcio sem fundo de reserva?

É claro que optar ou não por uma administradora que não cobra fundo de reserva cabe ou grupo em que você está inserido. No entanto, é bom ter a clareza que alguns problemas podem surgir a partir dessa decisão. Veja alguns deles. 

Equilíbrio financeiro prejudicado

O fundo de reserva evita problemas de desequilíbrio financeiro que impactam o grupo todo. Isso acontece quando, por exemplo, algum integrante não deposita em dia o valor da parcela. Nesse caso, a empresa administradora utiliza um valor do fundo para cobrir essa dívida e os outros integrantes seguem sem prejuízos. 

Situações de inadimplência 

O fundo também serve para fazer a cobertura de situações de inadimplência de participantes do grupo, por variados motivos. Portanto, o fundo evita esses problemas , dando mais tranquilidade para os outros integrantes do grupo. 

Consórcio impactado por despesas judiciais 

O surgimento de eventuais despesas judiciais ou bancárias podem causar muitos prejuízos ao andamento do consórcio. Com o fundo de reserva isso não acontece, pois garante que o processo siga e as pessoas não sejam prejudicadas. 

Situações em que o fundo pode ser utilizado 

Você já sabe qual a função do fundo de reserva nos consórcios e algumas situações em que pode ser utilizado. Mas agora vamos ver de maneira mais clara em que circunstâncias ele pode ser colocado em prática. São essas:

Ressaltando que o destino dos recursos do fundo deve estar escrito no contrato de adesão firmado.

 Remaza: empresa de credibilidade no setor de consórcios

Contratar uma empresa de consórcio que tenha credibilidade no mercado é muito importante para que o negócio seja mais seguro. A Remaza possui mais de 50 anos de experiência, realizando os sonhos dos clientes. 

A Remaza tem planos de consórcio condizentes com o seu orçamento e totalmente livre de juros. Além disso, você concorre a sorteios e tem outras diversas vantagens. É uma maneira mais econômica de comprar o seu imóvel ou veículo. 

Entre em nosso site e faça uma simulação gratuita. Também entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e saiba mais sobre nossas soluções.