Mudar de casa: 8 sinais que pode estar na hora

Consórcio | 27/09/2022

Compartilhar:

Mudar de casa: 8 sinais que pode estar na hora

A casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mas como tudo na vida, o primeiro imóvel muitas vezes torna-se insuficiente frente ao desejo da família. Por diversos motivos, muitas pessoas decidem uma hora ou outra, que é preciso mudar de casa.

São diversos os pontos que devem ser analisados constantemente pelos chefes de família. Ano após ano. A pergunta que deve basear essa análise é: “Estamos satisfeitos com o que essa casa ainda nos oferece?”. Se a resposta for não, talvez seja hora de mudar de casa. 

Neste artigo, a Remaza reuniu 9 sinais de que está na hora de mudar de casa. Acompanhe a leitura!

1. Mudanças na estrutura familiar

Esse talvez seja o principal motivo da mudança. Esse sinal aparece geralmente com o nascimento ou a saída de filhos da casa, muitas vezes os avós também fazem parte dessa conta. 

Portanto, uma casa que antes abrigava tranquilamente duas pessoas com um quarto, não vai ser confortável para uma família de três ou quatro pessoas. Vai faltar espaço. É preciso mudar de casa.

Por outro lado, uma família de quatro pessoas, morando em uma casa com três ou quatro quartos, pode se ver desconfortável com a saída dos filhos e acabar achando que o imóvel agora é muito grande para a nova realidade.

É uma questão de ajuste de espaço e conforto. Quanto mais a família cresce, mais quartos e áreas são demandadas. Quanto mais a família diminui, acontece o contrário e sobra espaço.

Ainda há o fator animal, muitas vezes a aquisição de pets também pode influenciar nessa intenção de mudança para locais mais espaçosos, nesse caso em específico para locais com pátio.

2. Infraestrutura da casa

É clichê falar que nada dura para sempre, mas essa é a verdade. E com imóveis a máxima continua valendo. Com o passar dos anos, eles tendem a apresentar diversos problemas.

Infiltrações, rede hidráulica, goteiras, rachaduras nas paredes, fiação elétrica… tudo pode ser reformado, mas à medida que o tempo passa, o intervalo entre reformas vai ficando cada vez menor, aumentando muito o custo de manutenção da infraestrutura da casa ou apartamento.

Tudo isso atrapalha o conforto da sua família e também o conforto do seu bolso. Esse é o sinal de que está na hora de mudar de casa. Uma residência que seja mais nova e que não traga tantos transtornos no quesito manutenção e financeiro. 

3. Falta de privacidade

Nos últimos tempos o fenômeno da verticalização das cidades, trouxe muitas mudanças em certas regiões residenciais. Onde antes havia casas, agora são erguidos grandes edifícios. 

Para quem ainda tem casa térrea, esses edifícios chegam como paredões. Bloqueiam a vista e mudam completamente o aspecto da parte externa da casa. Além do mais, traz uma sensação ruim de que os vizinhos dos prédios estão sempre observando a movimentação.

Para quem já mora nos prédios, é preciso se acostumar a ouvir e ser ouvido pelos vizinhos de porta. Além da janela ou sacada muitas vezes apontar para um apartamento no edifício do lado.

Uma hora esse sentimento pode se tornar insustentável. Esse é o momento de fazer as malas e mudar de casa, para algum lugar com mais privacidade.

Imagem de um bandido todo de preto e rosto coberto por uma máscara preta.

4. Falta de segurança

Como todos sabem, o Brasil não é um país conhecido pela segurança de suas ruas e cidades. Sendo assim, esse é um fator chave para toda família e muitas vezes é o motivo principal da intenção de mudar de casa.

Os anos se passaram e você percebe que os casos de assaltos e furtos no seu bairro aumentaram e muito. A sua família também cresceu. Logo seus filhos terão de andar nas ruas e é normal sentir medo por eles. Talvez seja hora de mudar de casa realmente.

Segurança é fundamental, você pode escolher por se mudar para apartamentos em prédios com segurança 24 horas, equipados com câmeras, porteiro físico ou eletrônico, cerca elétrica entre outros recursos. 

Ou aqueles condomínios fechados com acesso controlado e vigilância 24 horas. Portanto, se você mora em bairros com alto índice de criminalidade e não se sente bem com isso, chegou a hora de se mudar realmente.

5. Melhor localização

A localização de um imóvel é um dos atributos fundamentais na concepção do valor dele. Quanto melhor localizado, maior é o valor agregado à residência. Porém, as cidades são dinâmicas e um bairro que antes estava valorizado, agora talvez esteja desvalorizando.

Quando você percebe que o seu bairro está inseguro, com pouca manutenção de equipamentos públicos, as casas dos vizinhos estão cada vez mais deterioradas, pode ter certeza que esse é um sinal para mudar de casa. É a desvalorização chegando.

6. Proximidade com a rotina da família

Esse sinal tem muito a ver com a localização, mas aqui há um outro fator que pesa. O local que você mora pode estar valorizado, pode ser seguro, pode ter infraestrutura pública, pode ser perfeito.

Mas todo dia você precisa se deslocar muitos quilômetros para trabalhar e para levar seus filhos para a escola. Uma hora esse deslocamento rotineiro pode atrapalhar a qualidade de vida.

Em vez de estar jantando com a família, você está no trânsito preso em um engarrafamento. Portanto, a questão da localização também deve ser pensada dessa maneira. 

Quando esse tempo perdido, esse deslocamento entre trabalho/estudo e casa começar a incomodar bastante, esse é um sinal para mudar de casa, para um bairro mais próximo a esses locais.

7. Procura de uma melhor qualidade de vida

Esse é um sinal que agrega diversos argumentos que citamos acima. A busca por um local mais seguro, mais valorizado, mais próximo à rotina, com infraestrutura nova, com mais privacidade.

Esse “combo” traz uma melhor qualidade de vida, mas também existe o fator financeiro. Antigamente, você morava em uma casa condizente ao salário que recebia. 

O tempo passou, você ascendeu socialmente, recebe agora um salário melhor. Esse é um sinal claro que agora é possível mudar de casa, para uma região mais nobre da cidade, com uma melhor qualidade de vida. Afinal, você e sua família merecem, não é mesmo?

8. Sair do aluguel

No início do texto falamos sobre passar do primeiro imóvel para o segundo, mas se você vive de aluguel, mudar de casa também pode significar uma mudança de status: de locatário para proprietário.

No início da sua vida adulta, os aluguéis eram alternativas interessantes. Também em momentos de crise financeira, mas à medida que você começa a construir uma família, o sonho da casa própria começa se tornar algo mais urgente.

À medida que o tempo passa, aquele sentimento de orgulho das coisas que você e sua família estão construindo, vai ficando cada vez mais forte. Esse é o sinal de que está na hora não apenas de mudar de casa, mas conquistar a casa própria.

Como a Remaza pode ajudar você a se mudar de casa?

Existem duas maneiras de adquirir um imóvel: consórcio ou financiamento. São modalidades diferentes e caso você opte por um consórcio para adquirir o seu imóvel, a Remaza é a escolha certa! 

Realizamos os sonhos dos clientes há mais de 50 anos. Servimos o público no ramo de consórcio de bens móveis e imóveis, oferecendo sempre os melhores planos e as menores taxas de administração do mercado.

A Remaza cresceu e se transformou em líder do mercado de consórcios em São Paulo. Há décadas trabalhamos com determinação, superando diversos obstáculos e inovando no setor comercial.

O seu sonho qual é? Um imóvel, um carro, uma moto? Podemos realizar o seu desejo! Entre em contato conosco e simule um consórcio.