Primeiro imóvel: 8 dicas para uma compra tranquila

Consórcio | 19/09/2022

Compartilhar:

Primeiro imóvel: 8 dicas para uma compra tranquila

É sempre uma festa quando a pessoa consegue realizar os seus sonhos. O desejo de grande parte dos brasileiros é a compra do primeiro imóvel. Mas antes de festejar e conquistar, é preciso se planejar.

Você deve ter muito cuidado para que esse sonho não se transforme em pesadelo. Há todo um planejamento que deve ser seguido para que seja possível comprar o seu primeiro imóvel com segurança e sem arrependimentos.

Pensando nisso, a Remaza preparou este artigo com diversas dicas para ficar atento e não cometer erros na hora de conquistar seu primeiro imóvel.

Dicas para comprar seu primeiro imóvel

Conquistar o sonho da casa própria não é fácil, muitas vezes é preciso fazer algumas concessões no estilo de vida para que a compra do primeiro imóvel possa se concretizar. Vamos ver agora algumas dicas para comprar uma casa ou um apartamento.

1 | Converse com sua família

Nesse momento da vida, você e sua família talvez estejam morando de aluguel ou na casa de algum parente dividindo contas. 

Comprar um imóvel é uma decisão importante, sendo assim a família inteira deve estar de acordo, principalmente sua mulher ou seu marido. Pai e mãe, sogro e sogra também se residirem junto com vocês. 

É um grande investimento, que com certeza acarretará em algumas mudanças e economias no estilo de vida de toda a família para que possa ser cumprido. Saídas de fim de semana talvez tenham que ser diminuídas, pedidos de comida por app, assinaturas de TV e streaming. Considere que muitas dessas contas precisam ser reavaliadas.

O desperdício de luz e água também precisa ser colocado na balança. É um esforço conjunto de toda a família para que o sonho do primeiro imóvel possa ser realizado.

2 | Estude a renda familiar

Antes mesmo de começar a procurar por um imóvel, faça uma análise da renda da sua família. É um quesito importante, a soma dos seus ganhos e do cônjuge influencia demais na hora de realizar a compra do seu primeiro imóvel.

Especialistas recomendam que a parcela mensal para um financiamento ou consórcio, não se recomenda ultrapassar de 30% da renda mensal da casa. Mais do que isso, é perigoso!

Se você optar por um financiamento é preciso considerar que uma quantia extra deverá ser paga como entrada, geralmente à vista. É padrão nessa modalidade que esse valor seja de no mínimo 20% do total do imóvel.

Em caso de consórcio, não há a necessidade do valor de entrada. É possível parcelar o valor integralmente. 

3 | Defina um teto de gastos

Lembre-se que consórcios duram mais ou menos 20 anos. Financiamentos duram até 35 anos no máximo. Sabendo a renda mensal de toda a família, é possível fazer uma pequena previsão do valor final da casa que pode ser adquirida.

Mas para isso é preciso fazer simulações em financiadoras e consórcios, pois as contas não são tão simples assim:

Existem os juros dos financiamentos e os reajustes anuais nos consórcios. Portanto não é um cálculo que se faça de cabeça, procure simulações. Assim será possível estabelecer esse teto.

Homem colcoa chave na fechadura. No chaveiro há uma casa de miniatura.

4 | Defina o tipo de imóvel

O imóvel que você irá adquirir precisa estar de acordo com o perfil da sua família.

Quantos membros ela tem? Dois, três, quatro, cinco, seis pessoas…? Tem animais? Gato? Cachorro? Quantos quartos o imóvel precisa ter? Precisa de pátio? Tudo isso é importante na hora de escolher o tipo de imóvel certo.

São diversas opções para primeiro imóvel: apartamento, casa, condomínios. Você e sua família precisam definir o que querem e aquilo que melhor se adapta ao perfil dela. Isso facilitará a busca pelo imóvel perfeito.

5 | Priorize a localização

Para especialistas, a localização de um imóvel é o item mais importante na hora da compra. Portanto, procure regiões e bairros na sua cidade que tem boa infraestrutura ou que estão se valorizando. 

Avalie locais com ruas pavimentadas, certifique-se de que haja iluminação pública nessa região, água e esgoto encanados, pontos de ônibus. Veja se o comércio possui qualidade e variedade de opções. Supermercados, escolas, farmácias, postos de saúde, lanchonetes, restaurantes, lojas, academias, clubes, ciclovias.

A localização do imóvel influencia e muito na qualidade de vida da sua família e na rotina dela. Outro fator é a valorização da sua residência. Se o bairro for valorizado, provavelmente o seu imóvel também será. Isso é algo a se pensar, pois ajudará você em uma venda futura.

6 | Segurança

É uma questão ligada à localização, mas ela é tão importante que merece ser uma dica em si. Não adianta você achar uma “barbada” de imóvel, mas sofrer com assaltos, arrombamentos, pois ele está em uma região com pouca segurança. 

Quando for procurar por uma região para comprar uma casa, pesquise também se o bairro é seguro, se há muitos casos de assaltos e arrombamentos.

Verifique se há policiamento nas ruas, se existem delegacias próximas. Pesquise se há estabelecimentos 24 horas nas proximidades, pois eles movimentam as vias por mais tempo.

Converse com moradores, saiba por eles como é o bairro na questão de segurança. Muitas ruas contam com associações de moradores que contratam seguranças particulares e vigias. 

7 | Pesquise com calma e sem pressa

É aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição”. Faça a sua pesquisa com calma, estude os prós e contras, analise as dicas que colocamos acima. 

Esses levantamentos de informações levam um pouco de tempo. Utilize isso de forma vantajosa. Não se compra um imóvel assim do nada. Requer todo um planejamento familiar e financeiro.

Nesse sentido, o consórcio é uma ótima opção, porque você pode ir investindo na compra do seu imóvel com calma sem precisar sair correndo atrás de uma casa ou de um apartamento como se fosse em um financiamento.

A hora que você se sentir pronto, é só oferecer um bom lance e receber a carta de crédito. Ou esperar ser sorteado normalmente. 

8 | Demais custos

Tenha sempre em mente que o valor de um imóvel não será o valor total que você investirá. Existem diversos documentos e impostos que devem ser pagos e os valores deles não são módicos, portanto eles devem constar dentro do seu planejamento.

Assim como custos para possíveis reformas. Você encontra uma casa ou um apartamento dos sonhos, mas percebe que terá que fazer alguns ajustes no imóvel para ele ficar perfeito para a sua família.

Essa é outra vantagem do consórcio. Você possui uma carta de crédito com um determinado valor, mas se gostou de uma casa com um valor menor, não há problema algum. Utilize o valor que sobrou para adiantar parcelas do consórcio ou até mesmo utilize esse valor para reformar o imóvel recém adquirido.

Financiamento ou consórcio: qual escolher?

É uma pergunta importante. Na hora de escolher a modalidade de compra do seu imóvel, é preciso levar em consideração diversas coisas.

No financiamento, você consegue a posse imediata do imóvel. No consórcio, isso só é possível se for sorteado ou fizer lances. Do contrário, a posse do imóvel pode demorar.

No consórcio, você utiliza um imóvel apenas como referência apenas. Quando contemplado, é possível escolher o imóvel que você quiser, respeitando o valor da carta de crédito obviamente. O financiamento é específico para um determinado imóvel. Você não pode trocá-lo no meio do processo. Pelo menos, não é um processo simples essa troca.

No consórcio, não há juros, apenas reajustes anuais seguindo índices. No financiamento, os juros geralmente são pesados.

Quer saber mais sobre a diferença entre consórcio e financiamento, clique aqui!

Como a Remaza pode ajudar você?

Caso você opte por um consórcio para adquirir o seu imóvel, a Remaza é a escolha certa! Realizamos os sonhos dos clientes há mais de 50 anos. Servimos o público no ramo de consórcio de bens móveis e imóveis, oferecendo sempre os melhores planos e as menores taxas de administração do mercado.

A Remaza cresceu e se transformou em líder do mercado de consórcios em São Paulo. Há décadas trabalhamos com determinação, superando diversos obstáculos e inovando no setor comercial.

O seu sonho qual é? Um imóvel, um carro, uma moto? Podemos realizar o seu desejo! Entre em contato conosco e simule um consórcio.