Já sou cliente!

 (11)3254-1000
 4001-7070

Alugar ou comprar a casa própria?

A dúvida que muitos possuem antes de comprar uma casa.

Muitos já devem ter ouvido a frase: "Alugar um imóvel é perda de dinheiro”. A compra de um imóvel pode funcionar como um investimento e estabilidade financeira a longo prazo. Em alguns casos, dependendo de alguns fatores, locar um imóvel em vez de comprá-lo pode ser mais vantajoso financeiramente.

 

Um dos maiores "poréns” na hora optar pela casa própria ou aluguel, é também pensar no tempo de permanência no imóvel. Isso porque se a pessoa pretende ficar menos do que cinco anos, o aluguel é a melhor escolha, por causa dos altos custos com documentação, por exemplo. Se a intenção é permanecer por ao menos dez ou doze anos no mesmo local, então, é importante considerar a compra do imóvel.

 

poupar

 

A escolha também depende da urgência da pessoa/família pela mudança. Se precisar mudar imediatamente, deve recorrer ao imóvel pronto. Se desejar comprar o imóvel na planta, tendo a casa onde e como sempre sonhou, e pode esperar pela construção, pode valer a pena comprar na planta. Por se tratar de uma compra tão importante, não basta pensar no que é mais barato, e sim analisar tudo o que ela representa para aquela pessoa/família”, diz Reinaldo Domingos, doutor em Educação Financeira, presidente da ABEFIN – Associação Brasileira de Educadores Financeiros e da DSOP – Educação Financeira.

 

Para casos onde a pessoa não tem pressa, o consórcio pode ser uma boa pedida. Assim se faz o pagamento de um valor fixo mensal e pode ser contemplado com a carta de crédito por sorteio ou lance. A pessoa pode ser contemplada rapidamente ou após muitos anos, por isso é importante traçar um planejamento e considerar os prós e os contras.


Fonte: Terra - Home - São Paulo/SP



26/03/2019