Já sou cliente!

 (11)3254-1000
 4001-7070

Hábitos de consumo dos brasileiros mudaram em 2018

consumo

 

Um estudo recente, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC), mostrou que a população brasileira criou uma relação mais saudável com o dinheiro depois de momentos de crise financeira.

 

De acordo com os resultados, oito a cada 10 brasileiros (79%) mudaram seus hábitos no dia a dia. Entre as medidas adotadas estão a pesquisa de preços antes de adquirir algum produto (59%), limitar gastos com lazer (56%), controlar despesas pessoais (55%), e procurar reduzir o consumo de luz, água e telefone (54%). Já 53% passaram a ficar atentos às promoções em busca de preços menores. Enquanto 46% substituíram produtos por marcas similares mais baratas, e 42% admitiram ter incorporado a prática de pechinchar.

 

Os dados indicam que a maioria dos respondentes querem continuar com os mesmos hábitos adquiridos durante momentos difíceis. Entre as práticas que os consumidores pretendem manter estão troca de produtos por similares de marca mais barata (68%), atenção às promoções (67%) e redução do valor pago com serviços por assinatura (65%) — TV ou internet, por exemplo. Há ainda aqueles dispostos a aumentar a frequência com que poupam parte dos rendimentos (47%).


Fonte: ABAC



28/02/2019