Apartamento no térreo: conheça as vantagens e desvantagens

Consórcio | 10/01/2023

Compartilhar:

Apartamento no térreo: conheça as vantagens e desvantagens

Quando você está procurando comprar ou alugar um apartamento, há muitos fatores que precisam ser levados em consideração, incluindo se você prefere um apartamento no térreo ou no último andar. 

Os benefícios de viver no piso térreo podem não ser imediatamente aparentes quando colocados contra apartamentos com vistas panorâmicas, mas certamente há razões pelas quais a vida no térreo pode ser melhor. 

Então, se você deseja se mudar para um apartamento no térreo, a Remaza preparou esse artigo para apresentar as vantagens e desvantagens mais importantes de morar em tal apartamento antes de tomar sua decisão final.

Como é um apartamento no térreo?

Também conhecido como apartamento garden, o apartamento no térreo é aquele que se encontra no nível de acesso ao prédio. Ou seja, ele está no mesmo plano da portaria de entrada ao edifício.

Quando o condomínio conta com mais de uma unidade, elas são separadas através do hall social do prédio, mesmo que se encontrem no mesmo andar. Uma das características mais atraentes dos apartamentos térreos são suas semelhanças com uma casa. 

Eles costumam possuir uma metragem maior em relação aos apartamentos em andares superiores e uma área externa que pode comportar um espaço de descanso, área de churrasqueira ou um pequeno jardim. Isso depende do tamanho do apartamento e regras do condomínio localizado.

Também existe uma maior acessibilidade, de forma que você não precisa utilizar as escadas, rampas ou elevadores o que facilita o acesso de pessoas com deficiência, crianças e idosos, além de evitar uma série de problemas na hora da mudança.

Vantagens de morar em um apartamento no térreo

Apartamento térreo com sofas ainda enrolado no plático, escada, baldes e outros objetos

Confira a lista que preparamos com os principais benefícios para se mudar para um apartamento no térreo:

Acessibilidade

Uma das maiores vantagens de morar em apartamento térreo é que você não precisa usar uma escada ou elevador, o que facilita bastante a locomoção das pessoas.

É o lar ideal para aqueles que têm bebês ou crianças pequenas que são transportadas em um carrinho, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade. Além disso, você pode chegar a comodidades como piscinas e academias mais rapidamente. 

E, claro, você não usa as escadas carregadas de sacos de mantimentos e itens pesados. Quando você consegue um apartamento no térreo, não precisa se preocupar com nenhum cenário desse tipo.

Possibilidade de custos mais baixos 

Muitos apartamentos do térreo podem vir com aluguéis mais baratos, pois são considerados menos desejáveis quando comparados a apartamentos em andares mais altos ou cobertura. 

Quanto menor a altura que um imóvel estiver situado dentro de um condomínio, mais barato será seu preço em detrimento de andares altos. Isso acaba gerando uma excelente relação custo-benefício para o bolso do comprador em busca de um apartamento.

Mais fácil para mudanças 

Não é apenas a viagem diária de compras que é mais fácil no piso térreo, mas também a praticidade de carregar móveis na hora da mudança. Mudar de casa é sempre um desafio físico e logístico, por isso o apartamento no térreo pode ajudar nessa transição.

A facilidade em retirar ou colocar as mobílias fica muito mais fácil morando no primeiro piso, pois não será necessário utilizar o elevador de serviço ou, até mesmo, as escadas do edifício. O mesmo pode ser dito quando você reformar ou fazer qualquer renovação em seu apartamento.

Amplas possibilidades com área externa

Ao morar no térreo, você tem o acesso mais fácil às áreas externas do seu empreendimento. Tanto assim, as áreas comuns serão feitas para aparecer que pertencem inteiramente a você. 

Enquanto aqueles mais altos no prédio terão uma varanda, o piso térreo terá um espaço de terraço semelhante a um jardim que muitas vezes é uma proposta mais atraente. 

Nenhum vizinho morando embaixo de você

Viver no primeiro andar significa que você não vai incomodar nenhum residente do andar de baixo com passos pesados. Esta é uma ótima notícia se você é uma coruja noturna, já que você não acordará seus vizinhos sempre que sair do apartamento ou voltar para casa.

Melhor para animais de estimação

Se o seu complexo de apartamentos aceita animais, morar no primeiro andar é muito melhor para você e seu animal de estimação. É muito mais fácil levá-lo ao veterinário ou para passear, já que você não precisará se preocupar com elevadores ou escadas. 

Desvantagens de morar em um apartamento no térreo

Dining Room amplo com mesa e bancada branca.

Existem também alguns fatores que podem fazer com que a ideia de se mudar para um apartamento térreo não seja vantajosa para você. Listamos as principais desvantagens:

Falta de privacidade

Uma das coisas mais importantes a considerar antes de se mudar para um apartamento no térreo é a questão da privacidade. Isso porque, provavelmente, as suas janelas podem estar de frente para alguma área comum do condomínio.

Embora você possa ter uma entrada separada do seu apartamento, se estiver localizada perto da entrada principal ou até mesmo ao lado, você é mais vulnerável aos olhos dos vizinhos. 

Mais barulho 

Viver em um apartamento no térreo significa escutar conversas fora de hora, pessoas passando, carros estacionando, buzinas, sem falar no próprio barulho que vem da rua. Embora existam maneiras de amortecer o ruído, você não será capaz de excluí-los completamente. 

Ventilação e iluminação reduzidas 

Esse tipo de moradia pode sofrer com a falta de iluminação e ventilação naturais, especialmente se estiverem próximas dos outros edifícios e se o projeto arquitetônico não estiver bem resolvido. Como a estrutura do prédio é alta, ela se torna uma grande barreira para gerar sombra e desviar o fluxo de ar que passa pelo local. 

Contudo, os projetos mais modernos contam com detalhes que ajudam a evitar esse problema, proporcionando uma excelente experiência para os moradores.  

Vista desprivilegiada

Os apartamentos no primeiro andar normalmente não possuem vistas atrativas aos moradores, então pode ser um grande problema se você ama uma boa vista.

Em alguns projetos, você pode ter a sorte de ter uma vista para um jardim, ou, na pior das hipóteses, vista para o estacionamento do prédio. 

Menos segurança

Os apartamentos no térreo podem fornecer acesso mais fácil, mas em alguns casos isso não é necessariamente coisa boa. 

Esses apartamentos enfrentam um risco de segurança maior, pois um intruso pode entrar na casa pela entrada principal ou romper as janelas - especialmente se for um apartamento com janelas diretamente para a rua. Portanto, um sistema de segurança excepcionalmente bom, alarme e janelas anti-roubo são essenciais. 

Entretanto, esse receio é facilmente eliminado quando você se muda para um condomínio que conta com uma boa rede de segurança. Portanto, busque por prédios que tenham câmeras de segurança, portaria 24 horas, enfim, recursos que vão lhe garantir mais tranquilidade. 

Procurando um apartamento para você?

Fazer um consórcio para apartamento é a melhor opção para você? Então a Remaza é a escolha certa para adquirir seu imóvel.

Realizamos os sonhos dos clientes há mais de 50 anos. Servimos o público no ramo de consórcio de bens móveis e imóveis, oferecendo sempre os melhores planos e as menores taxas de administração do mercado. 

Contamos com um time de especialistas no mercado trabalhando com determinação, superando diversos obstáculos e inovando no setor comercial para realizar o seu desejo. 

Entre em contato conosco e simule um consórcio.