Adquirir um imóvel próprio é um dos grandes sonhos de muita gente. No entanto, antes de começar um planejamento econômico ou até mesmo depois de obter uma quantia necessária, é natural se perguntar: casa ou apartamento, qual é a melhor alternativa?
Essa dúvida é comum, na medida em que escolher um lar é uma decisão muito importante. Sendo assim, é preciso entender seus anseios e condições. A partir disso, refletir sobre as características, vantagens e desvantagens de uma casa ou apartamento. Essa análise é necessária para evitar frustrações.
Os dois imóveis são distintos e possuem características próprias, que atendem as necessidades de cada pessoa e família no momento.
Se você ainda está na dúvida sobre qual desses imóveis adquirir, uma boa dica é continuar a leitura desse conteúdo. Nele, vamos te apresentar as particularidades de um e ajudar você a tomar a melhor decisão. Acompanhe!
Comprar apartamento ou casa?
As casas, de modo geral, são mais indicadas para famílias grandes, que gostam de receber familiares e amigos frequentemente. Elas geralmente proporcionam mais privacidade e possuem cômodos maiores.
Já os apartamentos, são mais comuns atualmente e têm a preferência de pessoas solteiras e jovens que recém estão saindo da casa dos pais. Um dos grandes motivos é a praticidade de fazer a manutenção e limpeza em cômodos menores.
No entanto, nada disso é regra. A compra de um imóvel também está muito relacionada à condição de momento e às demandas de cada pessoa .Além disso, há fatores como preferências e identificação com o ambiente. E isso é fundamental na tomada de decisão.
A seguir, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel.
Quais as vantagens de morar em uma casa?
Primeiro é preciso ressaltar que comprar uma casa, atualmente, é mais difícil. Isso porque há um número bem menor do que antigamente, principalmente nas grandes cidades, e podem ser considerados imóveis mais caros por esses fatores. Dito isso, vamos a lista de vantagens de morar em uma casa.
Mais espaço
Uma das principais vantagens de uma casa é a possibilidade de ter mais espaço. Normalmente, o espaço interno das casas é maior em comparação com apartamentos, permitindo cômodos maiores. Também há grande chance de possuir um pátio, sendo bom para crianças e animais de estimação.
Mais Privacidade
Morar em casa também significa mais privacidade. Isso porque, você faz as suas regras e não precisa ficar submetido às normas de algum condomínio. Além disso, não há risco de você ser vigiado por algum vizinho e ficar constrangido.
Não tem taxa de condomínio
Com exceção das casas localizadas em condomínios fechados, você não tem que pagar a taxa condominial. Isso significa economia para você investir esse dinheiro em outras coisas que acha importante, como por exemplo, melhorias em sua casa.
Ser mais versátil
Outra característica das casas é a versatilidade. Isso quer dizer que você pode morar nela e às vezes usar o mesmo espaço como empresa. Além disso, dá para você aumentar cômodos, fazer reformas estruturais, fazer mais um quarto e por aí vai. Mas isso, desde que a planta do imóvel e o tamanho do terreno permitam essas mudanças
E as desvantagens de morar em casa?
Para tirar suas conclusões, você também precisa saber dos pontos menos vantajosos de morar em uma casa. Acompanhe alguns deles.
Custo mais elevado de manutenção
De maneira geral, as manutenções de casas são mais trabalhosas. E o principal motivo para isso é que os edifícios contam com profissionais para fazer esse trabalho de conservação dos ambientes, mas isso não ocorre em sua casa. É tudo por sua conta.
Nível menor de segurança
Ao contrário dos edifícios, que muitas vezes possuem portaria ou estão situados em locais mais movimentados, morando em casa a segurança é feita por conta própria. Ou seja, a instalação de alarmes, portões mais reforçados, luzes e cadeados dependem só de você.
Quais as vantagens de morar em apartamento?
Como citamos anteriormente, os apartamentos são a maioria hoje e , até por isso, há grande procura. Portanto, confira a lista dos benefícios de morar em um apartamento.
Mais segurança
A segurança é um dos principais pontos avaliados antes da compra de um imóvel. Nesse sentido, os apartamentos têm larga vantagem em comparação com as casas. Muitas vezes a portaria dos prédios faz o controle do fluxo de pessoas e um sistema de segurança dificulta a ação de suspeitos.
Maior praticidade no dia a dia
Apartamentos também são muito procurados por conta da praticidade. Limpar e organizar esse tipo de ambiente é mais dinâmico, pois os ambientes e móveis normalmente são menores. Além disso, alguns edifícios contam com uma estrutura que possibilita a manutenção da parte interna e externa do prédio.
Maior proximidade do comércio
Em sua maioria, edifícios estão localizados em zonas mais comerciais dos bairros. Até porque, os empreendimentos atraem empresas e serviços para as proximidades. Isso acaba facilitando o seu deslocamento. Não é necessário andar por muito tempo para encontrar estabelecimentos de sua necessidade.
Socialização
Se você gosta de se sentir pertencente a alguma comunidade, um apartamento é a melhor opção. Você pode cultivar novas amizades e rede de contatos no próprio condomínio. Além disso, se tiver filhos pequenos, as crianças podem brincar uns com as outras em um ambiente mais seguro.
Quais as desvantagens de morar em um apartamento?
Assim como as casas, residir em um apartamento também pode ter alguns pontos negativos. Claro que tudo vai depender do seu perfil. Mas no geral, essas características podem não ser tão positivas assim. Veja abaixo!
Espaço privativo pequeno
Uma das principais desvantagens de morar em um apartamento é ter pouco espaço privativo, ainda mais se sua família for grande. De modo geral, você só terá um espaço exclusivo na parte interna de seu apartamento, pois em áreas comuns terá que dividir com seus vizinhos.
Privacidade reduzida
Esse é um ponto que pode complementar o tópico anterior. Isso porque, além de você ter que compartilhar áreas externas com vizinhos e até mesmo convidados, em alguns casos é possível escutar tudo o que acontece no apartamento ao lado e vice-versa. Sua privacidade se torna muito menor.
Decida o imóvel de acordo com o seu perfil
Como citamos ao longo do conteúdo, escolher entre casa e apartamento depende de inúmeros fatores, desde sua condição financeira, expectativas até o seu estilo de vida. Mas para facilitar ainda mais essa decisão, resumimos de forma direta qual o imóvel mais indicado de acordo com as características de cada um.
Uma casa é melhor para aquelas pessoas que:
- Necessitam de um espaço maior;
- Buscam mais liberdade de fazer suas próprias regras;
- Recebem visitas de familiares e amigos com frequência;
- Têm ou pretendem ter um pet de grande porte;
- Não gostam de escadas e elevadores
- Querem ter mais privacidade
Um apartamento é melhor para aquelas pessoas que:
- Querem mais segurança;
- Se sentem bem em ambientes menores;
- Buscam mais facilidade na limpeza do espaço;
- Gostam de socializar com vizinhos;
- Possuem animais de estimação de pequeno porte;
- Não têm tempo de pensarem em manutenção do lugar
Adquira seu imóvel através de um consórcio
Tanto casa ou apartamento, para muita gente, é mais difícil de comprar devido às condições para economizar uma boa quantidade de dinheiro. E fazer um financiamento também não se torna viável por conta das taxas de juros. Por isso, uma alternativa mais em conta é investir em um consórcio.