O processo para tirar a habilitação é complexo. São aulas e testes, desde o psicotécnico até a prova prática, e não é à toa. Afinal de contas, conduzir um veículo não é uma tarefa fácil. Por isso que muitas pessoas conseguem a habilitação, mas mesmo assim seguem com receio de pegar o volante e se perguntam: como perder o medo de dirigir?
Avenidas de grandes cidades podem assustar, assim como as estradas. Esse problema, na maioria das vezes, tem ligação com a ansiedade, independente da pessoa ser ou não habilitada. Conforme a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), cerca de 80% das pessoas que têm medo de dirigir possuem habilitação.
Se você é uma dessas pessoas, está no lugar certo. Neste conteúdo, vamos te mostrar 7 dicas para vencer esse medo, ter mais confiança e conquistar sua autonomia. Fique com a gente e boa leitura!
Ter medo de dirigir é algo comum?
Sim, ter medo de dirigir é um problema muito mais normal do que imaginamos. Os últimos dados da Organização Mundial da Saúde sobre o assunto, mostrou que 6% da população brasileira carrega consigo o medo de conduzir veículos. Existem muitos motivos para ter essa sensação, porém existem diversos métodos para resolver essa situação.
Quais os motivos para ter medo de dirigir?
Além da ansiedade, como citamos anteriormente, há outros gatilhos que desencadeiam o medo de dirigir. Vamos aos principais.
Traumas e insegurança
Passar por situações traumáticas,como acidentes, pode afetar o psicológico e causar ansiedade no momento de dirigir. De modo geral, as inseguranças são provocadas pela sensação arriscada de estar conduzindo um veículo. Isso acaba gerando grande ansiedade.
Chance de se envolver em acidentes
Só o fato de estar em meio ao trânsito, pode causar forte tensão e às vezes pânico, para aquelas pessoas que possuem medo de dirigir. Nesses casos, é comum notarmos um senso de responsabilidade pela segurança muito grande por parte do condutor.
Transtorno psicológico
Existem diversos casos em que o medo se desenvolve para um transtorno psicológico conhecido como amaxofobia (fobia de veículos). Esse medo patológico pode surgir a partir de traumas e experiências negativas vividas no passado.
Nessas situações, a pessoa tem uma preocupação excessiva diante dos possíveis riscos de dirigir um automóvel ou outro veículo. Um auxílio especializado de um psicólogo é fundamental para tratar esse transtorno.
O transtorno pode causar:
- falta de ar;
- dor de barriga;
- dor no estômago;
- desespero;
- ataques de pânico;
- Ansiedade excessiva;
- palidez ou vermelhidão;
- coração acelerado;
- paralisação da musculatura das pernas
Outras fobias
Existem também outros tipos de fobias, que são mais específicas, afetam muitas pessoas e ,por isso, não podem ser esquecidas. Entre esses problemas, estão: medo de atravessar túnel, pontes, dirigir em determinados caminhos e enfrentar trânsitos mais intensos e congestionamentos. Quem tem esses medos, também não conseguem considerar dirigir ou ficar diante de algumas situações.
Como eliminar o medo de dirigir?
No tópico anterior apresentamos alguns dos principais motivos pelos quais inúmeras pessoas têm medo de dirigir. Mas nenhum deles é para sempre, ou seja, podem ser revertidos por meio de práticas e técnicas. Confira algumas dicas que separamos para ajudar você a perder o medo de dirigir!
Faça aulas de direção
Uma das principais formas para se sentir mais confiante atrás do volante é praticar. Por isso, tenha o máximo de aulas de direção possível, Isso porque, um dos objetivos das aulas, é fazer com que a ansiedade e a insegurança diminuam com o tempo. A presença de um profissional ao seu lado, ajudando, passa mais segurança e confiança ao condutor.
Trace objetivos possíveis para o momento
Assim como acontece no enfrentamento de todos os medos, vá com calma para dirigir no início, pois do contrário seu trauma pode aumentar. Isso significa que não é recomendável você, logo de início, tentar dirigir em uma avenida extremamente movimentada ou em uma rodovia. Comece pelas ruas de seu bairro e ruas mais tranquilas. Assim, a confiança vai aumentando aos poucos.
Pratique sem estar pressionado
No início, muitos motoristas se sentem inseguros e pressionados, com medo constante de errar e causar alguma batida, por exemplo. Por isso, pratique em ambientes mais calmos. Como citamos anteriormente, procure dirigir em ruas mais próximas e tranquilas para obter mais confiança. Ir com alguém mais experiente ao lado, paciente que não vai apontar erros por simples deslizes também ajuda bastante.
Procure ajuda psicológica
Citamos acima, casos em que o medo excessivo pode desencadear a maxofobia, a fobia de dirigir. Nesses casos, a solução é contar com a ajuda de um profissional de psicologia. Procurar esse auxílio é importante para identificar qual o seu medo, as causas e como você pode superar esse problema. Aliás, existem psicólogos e clínicas especializadas em situações de trânsito.
Faça um seguro de veículos
Ter um seguro de veículos resolve muitos problemas, inclusive situações de medo em danificar o veículo. Faça um seguro completo para o seu veículo atual, pois além de proteger o seu bem proporciona sensação de mais segurança e confiança em dirigir.
Escolha bem quem será o seu carona
Ter ao lado uma pessoa paciente e que não apenas critique suas ações é importante para elevar sua confiança e segurança no hora de dirigir. Sendo assim, caso se sinta desconfortável transportando algumas pessoas, não tenha receio em dizer. Quando você ainda é inexperiente, toda a tranquilidade é necessária.
Saiba e respeite a legislação
Um dos objetivos das leis de trânsito é proporcionar mais segurança a todos. Portanto, entenda quais são suas obrigações de acordo com a legislação. Adotar uma direção defensiva e andar em uma velocidade que você consiga ter o controle do veículo, também é uma maneira de reduzir os riscos de acidente e , por consequência, o medo de dirigir.
Seguindo essas dicas, você terá mais segurança para se desenvolver e encarar ruas, avenidas e estradas sem medo de dirigir sozinho (a).
Conheça o Consórcio de veículos Remaza
Hoje em dia, muitas pessoas estão investindo em consórcio de veículos por causa de todos os benefícios que visam facilitar a aquisição do bem. Conforme a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), cerca de R$31,39 bilhões foram levantados em volume de crédito na soma dos veículos leves, pesados e motos, somente no primeiro trimestre de 2022. Em 2021, no mesmo período, o valor foi de R$26,44 bilhões.
Mas para ingressar em um consórcio, é preciso investir em uma empresa de credibilidade no mercado. É o caso da Remaza, companhia com mais de 50 anos de experiência em realizar os sonhos dos clientes, oferecendo sempre os melhores planos.
Com o consórcio de automóveis Remaza, você consegue comprar o seu veículo da forma mais inteligente, vantajosa e com maior economia de um preço justo. Você também não paga nada de juros para ter um plano conforme o seu orçamento financeiro.
Que tal conquistar o seu sonho do veículo próprio tendo todas essas vantagens? Não perca mais tempo e entre em contato com nossa equipe ou faça uma simulação gratuita no site.