Como ser contemplado no consórcio: 7 dicas para acelerar o processo

Consórcio | 17/10/2022

Compartilhar:

Como ser contemplado no consórcio: 7 dicas para acelerar o processo

Quando entramos em um consórcio, geralmente sonhamos em usufruir rapidamente do carro, moto, imóvel que tanto sonhamos, mas sabendo que esse momento pode demorar um pouco, acabamos nos perguntando: como ser contemplado no consórcio? 

Não se preocupe, se você quer mesmo ser contemplado rapidamente, existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para garantir isso. Neste artigo, a Remaza vai falar sobre 7 dicas de como ser contemplado. Acompanhe a leitura!

Como ser contemplado no consórcio?

Existem três formas de ser contemplado em um consórcio. Sorteio, lance ou o fim das parcelas. Vamos focar em explicar as duas primeiras agora.

Sorteio

É a forma de contemplação mais comum. Cada mês, durante as assembleias, é realizado um sorteio. Ele pode ser ao vivo ou pela Loteria Federal. O ganhador desse sorteio será contemplado com a carta de crédito.

Aqui não há muita estratégia. É realmente torcer e ter sorte. Mesmo que você tenha duas ou mais cotas, as probabilidades de ser sorteado não mudam muito. Lembrando que só participam dos sorteios os cotistas que mantêm as parcelas em dia.

Lances

Nesta modalidade de contemplação, o uso de estratégias é válido e inclusive incentivado. 

Durante as assembleias, as administradoras abrem a oportunidade para os participantes façam lances para serem contemplados mais rapidamente.

Existem alguns tipos de lance, vamos ver quais são eles.

Lance livre

Nessa modalidade, você deve avisar à administradora antes da assembleia que pretende ofertar um lance para conseguir a carta de crédito. É necessário informar quantas parcelas serão adiantadas. Esse será o valor do lance.

Se você fizer a maior oferta, você vence. Caso outra pessoa ofereça um valor maior, ela irá vencer, mas não se preocupe, não é preciso “pagar” se você não for o vencedor. É só esperar o próximo mês e tentar novamente. 

Lance fixo

Nessa modalidade, os cotistas não oferecem lances livremente. É a administradora estabelece o valor do lance, no caso o número de parcelas que devem ser adiantadas. 

Se mais de uma pessoa aceitar esse valor e oferecer o lance, a administradora conduz um sorteio entre esses cotistas. A vantagem é que este sorteio é realizado entre poucas pessoas, diferentemente daqueles mensais em que todos participam. Sendo assim, você tem mais chances de ganhar.

Lance embutido

Nessa modalidade, você oferece uma parte da carta de crédito como lance. É mais comum em consórcios de imóveis, mas também é utilizado em carros e motos

Por exemplo, se a carta de crédito é de R$ 100 mil e você oferecer um lance de R$ 20 mil, você será contemplado, mas não receberá o valor total. Pense bastante nisso antes de oferecer um lance embutido.

Homem de frente para um notebook, com uma da smãos ele tecla em uma calculadora.

7 dicas de como ser contemplado no consórcio mais rápido

Agora que já explicamos as formas de contemplação, vamos ver 7 dicas sobre como conseguir usufruir do bem consorciado mais rapidamente.

1. Mantenha as parcelas em dia

A primeira dica é básica. Mantenha as suas cotas em dia. Assim, você ajuda na manutenção da saúde financeira do grupo, possibilitando o máximo de contemplações possíveis, acelerando o processo como um todo.

Porém, mais importante que isso, caso as parcelas estejam em atraso você não participa dos sorteios e nem pode oferecer lances. Portanto, não atrase os pagamentos mensais.

2. Planejamento financeiro

Para ser contemplado mais rapidamente, sem precisar contar com o sorteio, é preciso ofertar lances, mas para isso só pode ser feito se você se planejar financeiramente. 

Organize as suas finanças. Faça planilhas ou use um aplicativo de controle de gastos, veja onde você pode economizar. Assim, é possível juntar um montante suficiente para dar um bom lance e ser contemplado rapidamente.

3. Analise o comportamento do seu grupo

Fique atento durante as assembleias. Observe os valores dos lances vencedores e o estilo das pessoas que participam do grupo.

Sempre há muitas pessoas que oferecem lances altos nos primeiros meses. Cruze essas informações de acordo com o seu estilo e orçamento disponível. Crie um histórico de lances, inclusive solicitando um extrato de contemplações para a administradora.

Assim você consegue perceber o valor dos lances diminuindo com o tempo e monta a estratégia certa com o dinheiro disponível para fazer a oferta no momento certo.

4. Avalie entrar em um grupo em andamento

Ainda falando sobre análise de grupos, estude entrar em um consórcio já em andamento. Algumas pessoas já terão sido contempladas no sorteio, diminuindo a concorrência.

É possível analisar o histórico de lances já contemplados também e traçar a mesma estratégia do tópico anterior. 

Fique atento ao calendário

Outra estratégia ótima é ficar atento ao calendário. Existem épocas do ano em que os lances podem ser menores. Janeiro por exemplo. As pessoas estão endividadas das compras e viagens de fim de ano. Também é mês de pagar impostos (IPTU, IPVA…). Fevereiro ou março tem Carnaval.

Geralmente o número de lances e o valor deles é menor nesses períodos. Portanto, com uma boa organização financeira, é possível aproveitar a descapitalização dos outros cotistas e oferecer bons lances nessas épocas.

6. Atenção aos lances embutidos

Como já dissemos anteriormente, o lance é o meio mais rápido de ser contemplado. Digamos que você não consiga guardar dinheiro suficiente para se equiparar com os lances dos outros cotistas, o que fazer?

Se você quer muito ser contemplado nesse momento, talvez seja necessário fazer um lance embutido. Abrir mão de uma parte da carta de crédito. Na verdade, você pode pensar nessa estratégia desde o início. 

Entrar em um consórcio com um valor um pouco mais alto que o necessário para o seu bem e oferecer o lance embutido ofertando essa diferença. Assim você consegue o valor que sempre quis.

7. Use o seu FGTS para o lance

Muita gente não sabe, mas é possível sim utilizar o FGTS para ser contemplado mais rapidamente em um consórcio. Ela é válida somente se o bem for imobiliário: casa, apartamento ou terreno.

Estude a hipótese e organize-se para contar com o FGTS na hora dos lances.

Como a Remaza pode ajudar você?

Realizamos os sonhos dos clientes há mais de 50 anos. Servimos o público no ramo de consórcio de bens móveis e imóveis, oferecendo sempre os melhores planos e as menores taxas de administração do mercado.

A Remaza cresceu e se transformou em líder do mercado de consórcios em São Paulo. Há décadas trabalhamos com determinação, superando diversos obstáculos e inovando no setor comercial.

O seu sonho qual é? Um imóvel, um carro, uma moto? Podemos realizar o seu desejo! Entre em contato conosco e simule um consórcio.