Consórcio de veículos: o que é e como funciona para carros e motos

Consórcio | 08/09/2022

Compartilhar:

Consórcio de veículos: o que é e como funciona para carros e motos

Você sabe como funciona um consórcio de veículos? Apesar dessa modalidade de crédito existir desde a década de 1960, muitas pessoas ainda não entendem como funciona. Sendo assim, acabam recorrendo a algum tipo de financiamento, pois não possuem a quantia necessária para realizar a compra de um carro ou uma moto à vista.

O consórcio proporciona muitos benefícios, visando facilitar a aquisição de bens. Um deles é  fazer o pagamento em parcelas menores, se comparado a outras opções financeiras, e sem taxas de juros. Com isso, a modalidade representa economia de custos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste artigo e entenda como funciona um consórcio de veículos, as vantagens dessa forma de crédito e podem ser aplicadas para ajudar você a realizar o sonho de adquirir um veículo. 

O que é um consórcio de veículos?

De maneira resumida, um consórcio significa uma modalidade de compra colaborativa. Um grupo de pessoas se junta para adquirir algum bem e cada uma paga uma parte dele. Neste caso, carro ou moto. 

Diferente de outros modos de financiamentos, o consórcio é totalmente desprovido das típicas taxas de juros para pagar depois. O que acontece, é que nesse tipo de crédito, antes de comprar o bem você paga e, com isso, tem o dinheiro para fazer a compra à vista. Ou você também pode ser a pessoa contemplada em um sorteio. Nesse caso, você deve continuar pagando após ser contemplado. 

Como funciona um consórcio de veículos?

Funciona basicamente como um financiamento realizado em grupo. Forma-se uma espécie de poupança conjunta entre pessoas que contribuem com uma parcela mensal para a compra de algum bem. Ressaltando que a quantia depositada mensalmente já é totalmente livre de juros sobre o valor do bem.

As mensalidades dos consórcios, normalmente, incluem valores fixos e determinados. Essas quantias são calculadas apenas uma vez e depois diluídas ao longo do tempo de consórcio de veículos. 

Outro ponto importante é: a decisão de quanto investir no consórcio é sua, de acordo com o veículo que deseja comprar. Ou seja, você escolhe o modelo de carro ou moto e paga o consórcio conforme o valor do bem em preço tabelado. 

Diante de todas essas informações, não é exagero estabelecer que a compra através de consórcio pode ser muitas vezes mais vantajosa do que feita por um financiamento comum. 

Lembrando que geralmente os consórcios são administrados por bancos ou empresas especializadas e de alta credibilidade, como a Remaza.

Quais as vantagens de fazer um consórcio?

Mulher sorridente mostra a chave de um carro.

 Você já pôde perceber nos tópicos anteriores que investir em um consórcio para veículos é vantajoso. Não é à toa que aumentaram o número de créditos no segmento. Segundo a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), cerca de R$31,39 bilhões foram levantados em volume de crédito na soma dos veículos leves, pesados e motos, somente no primeiro trimestre de 2022. Em 2021, no mesmo período, o valor foi de R$26,44 bilhões. 

Para ilustrar esses dados, separamos alguns dos principais benefícios de fazer um consórcio de veículos. Acompanhe! 

Ausência de juros

Como citamos anteriormente, essa é uma das principais vantagens para quem investe em um consórcio de veículos. Isso porque, as altas taxas de juros cobradas nos financiamentos normais, tornam-se grandes barreiras para quem deseja adquirir um veículo. Apenas a taxa de administração, que tem um percentual baixo, deve ser paga pelo consorciado.  

Valor das parcelas de acordo com cada perfil

Ter a liberdade para definir o valor de crédito que deve ser investido, a quantia a ser paga nas parcelas mensais e o prazo para realizar esse pagamento, são mais benefícios proporcionados pelo modelo de consórcio. Dessa forma, os pagamentos não comprometem a saúde financeira dos consorciados, que têm mais chances de conseguir arcar com os valores de todas as parcelas. 

Liberdade na escolha do bem 

Ao contrário do que muitos pensam, os compradores não precisam adquirir apenas o bem que está em contato. As pessoas podem escolher qualquer modelo de carro ou moto,dentro do valor de crédito que receberam. Pode ser um veículo usado ou zero quilômetro, não importa, desde que o valor seja compatível com os créditos. 

Processo menos burocrático

A redução da burocracia é nítida nos consórcios, pois não há tanta quantidade de requisitos administrativos e bancários. Isso faz com que a compra seja muito mais rápida e simples. Quem fica com toda a responsabilidade do trabalho de gerenciamento da documentação e legalização do veículo é a administradora do consórcio. Ou seja, você nem precisa se preocupar com essa parte. 

Compra com planejamento

O consórcio é um modelo de crédito que serve para qualquer pessoa. No entanto, para aquelas que querem adquirir um bem de forma mais planejada, a modalidade passa a ser mais indicada.  Isso porque, através das parcelas mensais, o consórcio dá a possibilidade de as pessoas fazerem o planejamento de seu futuro financeiro. Assim podem futuramente, comprar um bem de maior valor financeiro. 

Consórcio de automóvel e moto

Agora que você sabe que , de modo geral, fazer um consórcio gera muitos benefícios, vamos abordar especificamente o funcionamento dos de carros e motos. 

Consórcio para carro

Em um consórcio para carros, além de não ter entrada, muitas burocracias são anuladas. Você tem várias opções de prazos e tipos de parcelas e ainda pode escolher qual o modelo e a marca do automóvel, novo ou semi-novo. E no caso dos automóveis, os planos de consórcio geralmente são de 50,60,70 ou 96 meses. 

Uma grande vantagem é a chamada de “troca de chaves”. Com esse benefício, é possível usar o seu veículo para dar um lance e fazer a antecipação da carta de crédito, desde que o seu lance seja o vencedor. 

Consórcio para motos

No caso de consórcios para motos, também há muitas opções de parcelamentos e prazos, sem burocracias ou juros. Da mesma forma que ocorre nos consórcios de carros, aqui você pode escolher o modelo, desde que seja compatível com o valor da sua carta de crédito. 

Já os planos de consórcio para motos são de 25,26,50,60 e 72 meses. Também possuem taxas administrativas que vão se diluindo nas parcelas, conforme o tempo do consórcio. 

Como funciona o pagamento das parcelas?

 As parcelas dos consórcios já foram citadas algumas vezes neste artigo. Até aqui, você sabe que elas são mensais, não possuem juros como nos financiamentos comuns e o valor delas depende do bem escolhido para compra. Agora vamos mostrar como funciona o pagamento dessas parcelas. 

Quais documentos necessários para entrar em um consórcio?

Para você investir em um consórcio, alguns documentos são exigidos. Veja a lista!

Tendo esses documentos em mãos, é só você buscar uma administradora de consórcio que lhe agrade. 

A Remaza pode ajudar você

Para investir em um consórcio, seja de veículos ou de qualquer outro tipo de bem, é preciso uma empresa administradora consolidada e referência no mercado. É o caso da Remaza, companhia com mais de 50 anos de experiência em realizar os sonhos dos clientes, oferecendo sempre os melhores planos. 

Através do consórcio Remaza, você consegue comprar o seu veículo da forma mais inteligente, vantajosa e com maior economia de um preço justo. Você também não paga nada de juros para ter um plano conforme o seu orçamento financeiro. Ainda tem direito a sorteios e muitas outras vantagens. 

Entre em contato conosco e fale com um de nossos atendentes ou faça uma simulação no próprio site. Queremos ajudar você a adquirir o seu veículo!