Direção elétrica: o que é e como funciona?

Consórcio | 21/12/2022

Compartilhar:

Direção elétrica: o que é e como funciona?

Os carros são uns dos produtos que mais se beneficiaram com os avanços tecnológicos no mundo. Evolução no desempenho, no conforto e na segurança. O câmbio automático, por exemplo, foi uma verdadeira revolução automobilística. Pensando nessas inovações, você sabe o que é uma direção elétrica?

Quando você procura por um carro para comprar, geralmente presta atenção no modelo, na cor, desempenho, consumo de combustível, ar condicionado, acessórios… não é mesmo? Mas há também algo muito importante a decidir: direção elétrica ou hidráulica?

Essa é uma pergunta muito importante de se fazer na hora de adquirir um carro, pensando nisso, a Remaza preparou este artigo para que você entenda o que é uma direção elétrica, como ela funciona, quais as diferenças entre esta e a hidráulica e quais suas vantagens. Acompanhe a leitura!

O que é direção elétrica?

A direção elétrica é um conjunto mecânico que proporciona ao motorista uma condução mais leve do carro. É possível fazer curvas e manobras com a direção de forma mais fácil sem forçar muito o volante.

Uma direção elétrica garante mais precisão ao motorista e é muito útil naqueles momentos em que o volante é muito acionado. Na hora de fazer a baliza para estacionar, por exemplo. E também oferece mais agilidade para lidar com obstáculos e situações perigosas.

A primeira direção elétrica foi utilizada no Suzuki Cervo, em 1988. Desde então, ela atrai muitos motoristas por apresentar um manuseio do volante muito mais confortável.

Como funciona a direção elétrica?

Imagem de um volante moderno de carro.

Um motor elétrico é fixado na caixa de direção. Quando o motorista liga o veículo, o motor envia um sinal para o módulo elétrico que aciona o motor elétrico. 

Assim que o condutor realiza um torque no volante, um sensor óptico capta o movimento, interpreta a ação como um comando para realizar a curva e também analisa a velocidade angular de giro, o ângulo e o sentido… repassando estes dados para a central eletrônica do sistema para que seja fornecida a assistência necessária para o movimento.

Esse sistema também identifica a temperatura do motor, pois o torque pode variar de acordo com o calor. A eficiência do sistema na compreensão do movimento realizado é de 100% caso a temperatura seja inferior a 60°C. Com 80°C, a eficiência cai para 75%.

O motor elétrico deste modelo é controlado pelo módulo de comando MC, que possui independência funcional por não estar acoplado ao motor. 

Quando o motorista conduz o veículo em linha reta, o sistema é operado em modo “stand by”. Isso faz com que ele trabalhe em uma rotação nominal menor, reduzindo o consumo de energia. 

Assim que o condutor realiza algum movimento na direção, o sistema aumenta essa rotação e entra no modo de assistência máxima para que a realização do movimento seja mais precisa e imediata.

Qual a diferença de uma direção hidráulica e elétrica?

O principal diferencial está na reação de ambas as direções ao giro do volante, o chamado esterçamento. 

A direção hidráulica utiliza uma bomba de óleo ligada a um propulsor que cria uma pressão mecânica em um fluido, movimentando assim as rodas dianteiras. Já a direção elétrica vem com um motor integrado à caixa de direção e o sistema funciona por meio de sensores, como já explicamos acima.

Ambas foram criadas com o mesmo sentido de facilitar o manuseio do volante pelo condutor e apesar de apresentarem diferenças entre si, as duas cumprem de maneira eficiente o seu objetivo.

Quais as vantagens da direção elétrica?

Mulher negra dentro de um carro luxuoso.

A direção elétrica possui algumas vantagens em relação aos outros sistemas de direção. Vamos ver quais são.

Economia e meio ambiente

A direção hidráulica não é ligada ao motor, portanto não utiliza combustível ou óleo no seu funcionamento. Isso traz uma economia de até 5% de combustível em relação ao sistema hidráulico e diminui as emissões do carro, contribuindo para o meio ambiente.

Precisão e segurança

O sistema elétrico é mais preciso e mais rápido que o hidráulico. Isso oferece segurança ao condutor, principalmente em trechos sinuosos, onde os reflexos do motorista precisam ser respondidos rapidamente pela direção.

Veículo mais leve

A direção elétrica é muito prática e não exige acessórios mecânicos, como correias, mangueiras, bombas, permitindo que o veículo fique mais leve. É o sistema de direção mais indicado para carros compactos e os de menor potência.

Vazamentos

Quem possui um veículo com sistema hidráulico sabe o problemão que acontece quando há algum vazamento. A direção elétrica não possui nenhum fluido em seu sistema, simplesmente eliminando essa hipótese.  

Valorização

O sistema elétrico é visto como uma modernização à frente da direção hidráulica. Com a febre dos carros elétricos crescendo, a direção elétrica acaba entrando nessa onda e valoriza seu automóvel no momento da revenda.

Como a Remaza pode ajudar você?

Agora que você entendeu como funciona uma direção elétrica e as suas vantagens, é hora de fazer um consórcio para adquirir o seu carro. 

A Remaza realiza os sonhos dos clientes há mais de 50 anos. Servimos o público no ramo de consórcio de carros, motos e imóveis, oferecendo sempre os melhores planos e as menores taxas de administração do mercado.

A Remaza cresceu e se transformou em líder do mercado de consórcios em São Paulo. Há décadas trabalhamos com determinação, superando diversos obstáculos e inovando no setor comercial.

O seu sonho qual é? Um imóvel, um carro, uma moto? Podemos realizar o seu desejo! Entre em contato conosco e simule um consórcio.