Fui contemplado no consórcio, posso pegar o dinheiro ao invés de um bem?
Fui contemplado no consórcio, posso pegar o dinheiro da carta de crédito em troca de um bem? Essa é uma das dúvidas recorrentes das pessoas que foram sorteadas. E essa possibilidade existe, porém há algumas regras que devem ser cumpridas para você conseguir resgatar essa quantia.
Quem está em algum consórcio sabe bem que na contemplação não é entregue o bem desejado ou a quantia dinheiro investida no negócio em sua conta. Você recebe a carta de crédito com o valor necessário para a compra do item.
No entanto, mudanças de planos podem acontecer e talvez o bem não tenha mais serventia para você ou precise resgatar o dinheiro do consórcio em sua conta corrente. Mas o que é necessário fazer para pegar essa quantia? Continue a leitura deste conteúdo e tenha a resposta sobre essa situação.
Se o consórcio está quitado, posso pegar o dinheiro?
Como citamos anteriormente, é possível você resgatar o dinheiro investido no consórcio. Entretanto, é necessário seguir algumas regras impostas pelo Bacen (Banco Central), órgão que regulamenta e fiscaliza esse sistema de negócios.
Na circular do Bacen a respeito do tema, informa que o consorciado tem direito de resgatar o dinheiro do valor da carta de crédito desde que sejam seguidas as regras estabelecidas. São essas:
- Estar com todas as obrigações do consórcio quitadas: Nesse caso, somente 180 dias depois da contemplação que o consorciado poderá optar por fazer o resgate do dinheiro.
- Depois do encerramento do grupo: Caso o grupo que a pessoa faz parte se encerre antes dos 180 dias citados acima, a administradora deverá disponibilizar o valor em espécie em no máximo 60 dias.
É importante destacar que se você for contemplado e a carta de crédito não estiver quitada e os 180 dias após a contemplação não tiver passado, você não pode resgatar o dinheiro e o pagamento vai direto ao dono do bem que será adquirido.
Como sacar o dinheiro da contemplação?
É possível pegar o dinheiro, mas como fazer para sacar essa quantia? Essa questão é relativa , conforme cada administradora de consórcio. Veja a seguir alguns pontos relevantes sobre isso.
Quem pode fazer a solicitação do dinheiro?
Apenas o titular da cota de crédito que tenha sido sorteado a mais de 180 dias e que tenha todas as situações quitadas com a empresa administradora.
Como pedir a quantia?
Você deve solicitar a quantia através de canais de atendimento das administradoras. Esse contato pode ser por WhatsApp ou por um de nossos outros canais de atendimento.
Como é feito o pagamento?
O dinheiro solicitado é depositado na conta corrente do consorciado. As empresas administradoras estão levando em média três dias úteis para realizar o depósito.
Onde o dinheiro do consórcio pode ser usado?
Isso depende de cada consorciado, ou seja, cada pessoa usa o dinheiro do consórcio da maneira que bem entender. Existem muitas alternativas, como:
- Usar o dinheiro para realizar outro desejo antigo
- Quitar alguma dívida
- Aumentar seus rendimento, guardando o dinheiro em uma aplicação rentável
- Seguir com a compra de outro bem
Pegar dinheiro do consórcio gera rendimentos?
Quando a carta de crédito é contemplada, ela é separada dos recursos normais ou comuns do grupo. A partir desse momento, o dinheiro renderá uma aplicação financeira , que é definida pelos próprios integrantes do grupo logo no início do grupo.
No entanto, de modo geral, esse tipo de rendimento é baixo. Em muitas ocasiões também costumam perder o valor de compra por conta da inflação.
Mas para que o seu investimento renda melhor, é preciso analisar e compreender qual é o melhor investimento para os seus atuais objetivos. Por isso, observe bem as opções a curto, médio e longo prazo.
Resgatar o valor da carta de crédito vale a pena?
Você já sabe que a possibilidade de pegar o dinheiro da contemplação ao invés do crédito é real e como fazer isso, porém será que essa ação realmente vale a pena? Tudo vai depender da situação de cada consorciado.
Por mais que ocorram mudanças de planos no meio do caminho ou aquele bem já não é mais útil, muitas pessoas têm urgência em receber a quantia e não podem esperar os 180 dias que estão previstos nas normas do Banco Central. Nesses casos, uma dica é vender a sua carta de crédito para alguma empresa que queira pagar algum valor por ela, imediatamente.
Já para aqueles que ainda não sabem o que fazer com o dinheiro e precisam de mais tempo para decidir, uma sugestão é investir a verba em alguma aplicação financeira.
Conheça o consórcio Remaza
De forma resumida, consórcios são modelos de compras em formato colaborativo, onde um grupo de pessoas tem o interesse de adquirir um bem em comum. Com isso, acabam formando um fundo coletivo de depósito mensal de um determinado valor.
Sendo assim, investir em um consórcio requer bastante análise e pesquisa a respeito das administradoras. Confia apenas naquelas que possuem credibilidade comprovada e registradas no Banco Central, assim como a Remaza, que é referência no setor e tem mais de 50 anos de expertise.
Nós oferecemos sempre os melhores planos de consórcios para que as pessoas possam
condições. Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e também faça uma simulação gratuita em nosso site. Nós podemos ajudar você a conquistar seus sonhos!