Com todos os avanços da tecnologia automotiva, um dos itens que mais trouxe benefícios para a condução de veículos é o freio ABS. Considerado um sistema de frenagem revolucionário, permite que os motoristas tenham maior controle do automóvel em diversas situações de risco.
No entanto, muitas pessoas não sabem as características desse sistema e quais são suas principais vantagens em comparação com os freios comuns. Por isso que neste conteúdo iremos abordar o funcionamento desse sistema e os motivos que é considerado um recurso essencial nos dias de hoje.
Portanto, continue a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre freio ABS. Vamos lá!
O que é freio ABS?
De forma resumida, freio ABS ou Sistema de Freio Antibloqueio, trata-se de uma tecnologia para automóveis que tem a capacidade de fazer com que os veículos possam manter a tração direcional no momento em que travam. Isso impede que as rodas parem de girar e o veículo deslize.
Esse sistema de frenagem surgiu pela primeira vez na década de 1950 em aeronaves. No entanto, foi somente nos anos de 1970 que a tecnologia foi adotada pela indústria automobilística. Desde essa época tem sido cada vez mais aprimorada até se tornar um item padrão para os veículos modernos.
Sistema ABS, como funciona?
O freio ABS é um sistema tecnologicamente avançado que requer uma série de recursos trabalhando em conjunto para prevenir que as rodas do veículo possam travar em casos de frenagem brusca. Sua composição é feita por uma unidade de controle eletrônico, sensores de velocidade da roda e válvulas hidráulicas. Veja agora, em uma descrição mais simplificada, como esses freios funcionam.
- Monitoramento da Velocidade das Rodas: durante a frenagem, os sensores de velocidade da roda monitoram continuamente a velocidade de cada uma. Essas informações são enviadas para a unidade de controle eletrônico do ABS.
- Detecção de Bloqueio: a unidade de controle eletrônico analisa os dados de velocidade da roda. Se detectar que alguma está prestes a travar, o sistema entra em ação imediatamente.
- Regulação da Pressão de Frenagem: a unidade de controle eletrônico do ABS regula as válvulas hidráulicas no sistema de frenagem para aumentar ou diminuir a pressão nos freios de cada roda. Isso é feito rapidamente, várias vezes por segundo.
- Prevenção de Bloqueio: ao regular a pressão de frenagem, o sistema ABS evita que qualquer roda trave completamente. Isso permite que o motorista mantenha o controle direcional do veículo durante uma frenagem brusca, podendo evitar algum tipo de acidente.
Sendo assim, o grande objetivo do freio ABS é permitir que o condutor consiga direcionar o veículo mesmo durante as ocasiões de frenagem intensas, gerando mais segurança.
Quais as vantagens do freio ABS?
O sistema de freios ABS oferece diversas vantagens aos motoristas, desde segurança até custos de revenda. Veja agora alguns desses principais benefícios.
Segurança na Direção
O principal benefício proporcionado pelo freio ABS é o aumento da segurança. Ao prevenir o bloqueio das rodas durante frenagens intensas, o sistema permite que os motoristas mantenham o controle do veículo. Isso pode ser especialmente útil em situações de emergência ou em condições de condução adversas, como estradas molhadas ou escorregadias.
Eficiência de Frenagem
Os freios ABS melhoram a eficiência da frenagem ao permitir uma desaceleração mais controlada. Como o sistema regula a pressão dos freios para evitar o bloqueio das rodas, o veículo pode parar de maneira mais rápida e segura.
Manutenção do Pneu
Ao evitar o bloqueio das rodas, o freio ABS , naturalmente, reduz o desgaste excessivo dos pneus durante as frenagens. Isso pode levar a uma maior vida útil dos pneus, resultando em economia a longo prazo.
Maior Valor de Revenda
Veículos equipados com freio ABS tendem a ter um maior valor de revenda. Acontece porque os consumidores valorizam a segurança adicional e a eficiência de frenagem que o sistema ABS proporciona.
Freio ABS vs. Freio convencional
A comparação entre o Freio ABS e o sistema de freio convencional apenas destaca a eficiência e a segurança superiores do ABS. Vamos aos pontos.
Desempenho de Frenagem
Os freios ABS possuem ampla vantagem quando se trata de desempenho de frenagem. Eles previnem o bloqueio das rodas durante frenagens intensas, permitindo que os motoristas mantenham o controle do veículo. Por outro lado, os freios convencionais podem causar o bloqueio das rodas durante frenagens bruscas, fazendo com que o veículo derrape e o motorista perca o controle.
Manutenção do Veículo
Os freios ABS podem contribuir para a longevidade dos pneus, evitando seus desgastes em excesso e o bloqueio das rodas. Com freios convencionais, as frenagens bruscas podem causar desgaste irregular e rápido dos pneus, o que pode resultar em custos de substituição mais frequentes.
Segurança
A segurança é onde o freio ABS realmente ganha mais destaque. Ao permitir que os motoristas mantenham o controle direcional durante frenagens mais fortes, o ABS pode ajudar a evitar acidentes. Já os freios convencionais não oferecem esse nível de controle nessas ocasiões.
Como vimos em cada item, o freio ABS supera o sistema de freio convencional. Seja em termos de segurança, desempenho de frenagem ou manutenção do veículo, o ABS prova ser superior.
Como utilizar o freio ABS?
Para obter o máximo das vantagens do sistema ABS, é preciso utilizar esses freios da maneira correta. Veja alguns passos para fazer isso.
- Freie com Força: ao contrário dos freios convencionais, onde você pode precisar bombear os freios para evitar o bloqueio das rodas, com o ABS, você deve aplicar pressão total no pedal de freio.
- Mantenha a Pressão: não alivie a pressão do pedal de freio. O sistema ABS é projetado para evitar que as rodas travem, mesmo sob pressão total de frenagem. Você pode sentir uma vibração no pedal de freio - isso é normal e indica que o ABS está funcionando.
- Direcione o Veículo: durante uma frenagem brusca, o ABS permite que você mantenha o controle direcional do veículo. Use isso a seu favor e direcione o veículo para longe de qualquer perigo potencial.
- Pratique: se você nunca usou freios ABS antes, pode ser útil praticar em um ambiente seguro, como um estacionamento vazio. Isso permitirá que você se familiarize com a sensação de usar freios ABS sem o risco de uma situação de tráfego real.
- Faça Manutenção Regular: como qualquer outro componente do veículo, os freios ABS precisam de manutenção regular para funcionar de maneira ideal. Certifique-se de que seu sistema ABS seja verificado durante suas revisões regulares do veículo.
Defeito no ABS deixa o veículo sem freio?
Essa é uma questão que deixa muita gente com certo receio da tecnologia. No entanto, se algum defeito acontecer no ABS, o veículo não fica totalmente sem freios. A explicação está no fato do ABS ser projetado para trabalhar em conjunto com o sistema de frenagem padrão do veículo. Portanto, se o ABS falhar, o sistema de frenagem convencional do veículo ainda deve estar operacional.
Por outro lado, um defeito no ABS pode significar que você perde os benefícios de segurança adicionais que esse sistema oferece, como prevenção de bloqueio de rodas e maior controle durante frenagens bruscas. Para identificar que o ABS está com algum defeito, basta verificar se a luz do ABS está acesa. Se sim, é sinal de problema.
Qual carro possui freio ABS?
O sistema de freio ABS, hoje em dia, é comum na maioria dos veículos mais modernos, desde carros de passeio, SUVs, caminhões e motos. Isso porque o Brasil, a exemplo de outros tantos países, tornou a inclusão do ABS obrigatório aos fabricantes, como recurso padrão de segurança.
Ou seja, pode ser um automóvel compacto considerado de entrada ou um sedã de luxo, que provavelmente virá com freio ABS. Alguns exemplos de carros com ABS são: Chevrolet Onix, Ford Ka, Hyundai HB20, Toyota Corolla, entre outros.
Mas não são apenas os veículos zero quilômetros que são equipados com o sistema ABS. Muitos usados também apresentam ABS, especialmente se foram fabricados nos últimos 10 a 15 anos. Portanto, se você está procurando comprar um carro usado, vale a pena verificar se ele possui esse tipo de freio.
Invista no consórcio Remaza e adquira seu veículo de forma mais acessível
A compra de um veículo é algo que requer muito planejamento financeiro e mesmo assim muitas pessoas não possuem condições de realizarem esse negócio à vista. Sendo assim, o consórcio surge como uma excelente alternativa mais acessível de compra.
Funciona como uma poupança coletiva, em que um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de adquirir um bem ou serviço. Esse grupo é gerenciado por uma empresa responsável pela organização e administração do modelo de negócio.
Cada participante do consórcio paga uma taxa mensal, e a soma dessas taxas compõe um fundo comum. Esse fundo é usado para sortear um ou mais participantes a cada mês, que então recebem o valor necessário para adquirir o bem ou serviço desejado.
No entanto, é necessário investir em uma empresa de qualidade e com experiência no mercado. A Remaza, empresa com mais de 50 anos no setor, sempre oferece as melhores condições aos clientes. Pelo consórcio de veículos Remaza, você pode comprar o seu carro ou moto, de maneira vantajosa e com preço justo. Além disso, você se livra das típicas taxas de juros para fazer um plano de acordo com o seu orçamento.
Então não perca tempo de realizar o sonho de ter seu veículo próprio. Entre em contato conosco ou faça uma simulação gratuita em nosso site. Estamos esperando por você!