Freio ABS: o que é e como funciona o sistema antitravamento

Consórcio | 06/03/2025

Compartilhar:

Freio ABS: o que é e como funciona o sistema antitravamento

Com todos os avanços da tecnologia automotiva, um dos itens que mais trouxe benefícios  para a condução de veículos é o freio ABS. Considerado um sistema de frenagem revolucionário, permite que os motoristas tenham maior controle do automóvel em diversas situações de risco.

No entanto, muitas pessoas não sabem as características desse sistema e quais são suas principais vantagens em comparação com os freios comuns. Por isso que neste conteúdo iremos abordar o funcionamento desse sistema e os motivos que é considerado um recurso essencial nos dias de hoje. 

Portanto, continue a leitura e entenda tudo o que você precisa saber sobre freio ABS. Vamos lá!

O que é freio ABS?

De forma resumida, freio ABS ou Sistema de Freio Antibloqueio, trata-se de uma tecnologia para automóveis que tem a capacidade de fazer com que os veículos possam manter a tração direcional no momento em que travam. Isso impede que as rodas parem de girar e o veículo deslize. 

Esse sistema de frenagem surgiu pela primeira vez na década de 1950 em aeronaves. No entanto, foi somente nos anos de 1970 que a tecnologia foi adotada pela indústria automobilística. Desde essa época tem sido cada vez mais aprimorada até se tornar um item padrão para os veículos modernos. 

Como funciona o freio ABS?

O freio ABS é um sistema tecnologicamente avançado que requer uma série de recursos trabalhando em conjunto para prevenir que  as rodas do veículo possam travar em casos de frenagem brusca. 

Sua composição é feita por uma unidade de controle eletrônico, sensores de velocidade da roda e válvulas hidráulicas. Veja agora, em uma descrição mais simplificada, como esses freios funcionam.

Monitoramento da velocidade das rodas

Durante a frenagem, os sensores de velocidade da roda monitoram continuamente a velocidade de cada uma. Essas informações são enviadas para a unidade de controle eletrônico do ABS.

Detecção de bloqueio

A unidade de controle eletrônico analisa os dados de velocidade da roda. Se detectar que alguma está prestes a travar, o sistema entra em ação imediatamente.

Regulação da pressão de frenagem

A unidade de controle eletrônico do ABS regula as válvulas hidráulicas no sistema de frenagem para aumentar ou diminuir a pressão nos freios de cada roda. Isso é feito rapidamente, várias vezes por segundo.

Prevenção de bloqueio

Ao regular a pressão de frenagem, o sistema ABS evita que qualquer roda trave completamente. Isso permite que o motorista mantenha o controle direcional do veículo durante uma frenagem brusca, podendo evitar algum tipo de acidente.

Sendo assim, o grande objetivo do freio ABS é permitir que o condutor consiga direcionar o veículo mesmo durante as ocasiões de frenagem intensas, gerando mais segurança. 

Freio ABS vs. freio convencional

A comparação entre o Freio ABS e o sistema de freio convencional apenas destaca a eficiência e a segurança superiores do ABS. Vamos aos pontos.

Como vimos em cada item, o freio ABS supera o sistema de freio convencional. Seja em termos de segurança, desempenho de frenagem ou manutenção do veículo, o ABS prova ser superior.

Como utilizar o freio ABS?

Para obter o máximo das vantagens do sistema ABS, é preciso utilizar esses freios da maneira correta. Veja alguns passos para fazer isso. 

Invista no consórcio Remaza e adquira seu veículo de forma mais acessível

Comprar um veículo exige planejamento financeiro, e muitas pessoas não conseguem pagar à vista. O consórcio é uma solução acessível, funcionando como uma poupança coletiva gerida por uma empresa especializada.

Com mais de 50 anos no mercado, a Remaza oferece condições vantajosas e justas. Sem juros altos, você pode montar um plano que cabe no seu orçamento.

Realize o sonho do veículo próprio. Simule no site e entre em contato!