Sobrado geminado: o que é, vantagens e diferenças

Consórcio | 14/03/2024

Compartilhar:

Sobrado geminado: o que é, vantagens e diferenças

Ao considerar a aquisição de um novo lar, diversas opções se apresentam, cada qual com suas características únicas. Entre essas, o sobrado geminado emerge como uma alternativa atrativa por diversas razões. 

Neste artigo, exploraremos o conceito de sobrado geminado, suas diferenças em relação a outros tipos de moradias, as vantagens de optar por esse estilo de habitação e, finalmente, como a Remaza pode auxiliá-lo a tornar o sonho da casa própria uma realidade com menos burocracia e maior agilidade.

O que é um sobrado geminado?

Sobrados geminados são uma solução arquitetônica inteligente e prática para a construção de habitações em áreas onde o espaço é um bem valioso. Esse tipo de construção é caracterizado pela união lateral de duas ou mais casas, compartilhando paredes comuns, o que permite otimizar o uso do terreno. 

Ao compartilhar uma ou mais de suas paredes exteriores com habitações adjacentes, os sobrados geminados conseguem oferecer vantagens significativas tanto para construtores quanto para moradores.

Essa abordagem não apenas permite o aproveitamento eficaz do espaço disponível, mas também ajuda a reduzir os custos de construção, uma vez que a edificação de paredes compartilhadas diminui a quantidade de material necessário e o tempo de construção.

Essas residências são projetadas de forma que cada unidade mantenha sua privacidade e individualidade, apesar da proximidade física com as unidades vizinhas. Os designs modernos frequentemente incluem isolamento acústico avançado nas paredes compartilhadas para minimizar a transmissão de som entre as unidades.

Em áreas urbanas, onde o preço do terreno é elevado, os sobrados geminados representam uma opção de moradia mais acessível em comparação com casas isoladas. 

Além do mais, eles proporcionam uma excelente opção para quem busca viver em locais bem localizados, sem abrir mão de características de uma casa, como múltiplos pavimentos e, em alguns casos, pequenos quintais ou áreas externas privativas.

Se você se interessou, leia também nosso artigo: O que é um sobrado?

Quais as vantagens de um sobrado geminado?

Escolher o tipo ideal de moradia é uma decisão significativa que influencia diretamente no estilo de vida e no bem-estar das pessoas. Entre as diversas opções disponíveis, os sobrados geminados destacam-se por oferecer uma combinação única de vantagens. 

Abaixo, exploramos mais profundamente essas vantagens, ilustrando por que os sobrados geminados têm se tornado uma escolha cada vez mais popular.

Eficiência de custo

A construção compartilhada de paredes em sobrados geminados não apenas maximiza o uso do espaço disponível, mas também reduz significativamente os custos associados tanto à construção quanto à manutenção subsequente. 

Essa eficiência de custo é resultado direto da economia de materiais e da redução no tempo de construção, uma vez que as paredes duplas entre unidades não são necessárias. 

Além disso, a divisão dos custos de infraestrutura comum entre as unidades pode levar a uma economia significativa a longo prazo, tornando a propriedade mais acessível e atraente para compradores com orçamentos variados.

Privacidade e conforto

Contrariamente à percepção de que a proximidade reduz a privacidade, os sobrados geminados modernos são projetados de maneira inteligente para maximizar a privacidade e minimizar a transmissão de ruído. 

Isso é alcançado através de isolamentos acústicos eficientes nas paredes compartilhadas e planejamento cuidadoso da disposição dos cômodos. 

Portanto, mesmo compartilhando paredes, os moradores podem desfrutar de um ambiente tranquilo e reservado, semelhante ao de uma casa isolada, com a vantagem adicional de uma sensação aprimorada de segurança proporcionada pela proximidade dos vizinhos.

Localização

Muitas vezes situados em comunidades planejadas, os sobrados geminados oferecem não apenas a vantagem de uma localização estratégica, mas também acesso a uma gama de comodidades e infraestrutura de qualidade. 

Essas comunidades são projetadas para promover um estilo de vida conveniente e confortável, frequentemente incluindo áreas verdes, espaços para lazer, sistemas de segurança integrados e proximidade a escolas, hospitais e centros comerciais. 

A combinação de uma localização privilegiada com o acesso fácil a serviços essenciais contribui significativamente para a qualidade de vida dos moradores.

Os sobrados geminados, portanto, representam uma opção de moradia que equilibra eficiência de custo, privacidade, conforto e acesso a comodidades, tornando-os uma escolha atraente para uma ampla gama de compradores, desde famílias jovens buscando seu primeiro lar até investidores imobiliários.

Como a Remaza pode ajudar você?

Seja na busca por um sobrado geminado ou qualquer outro tipo de imóvel, a Remaza se destaca por oferecer opções de consórcio com menor burocracia, mais agilidade e facilidade do que as tradicionais modalidades de financiamento. 

Optar por um consórcio da Remaza significa ter ao seu lado um parceiro comprometido com a realização do seu sonho, garantindo transparência, segurança e as melhores condições do mercado.

Entre em contato conosco e conheça nossos planos e veja como é fácil começar a construir o futuro que você merece.