Grandes congestionamentos e o preço alto dos combustíveis são apenas alguns dos motivos que levam muitas pessoas a deixar o carro de lado e comprar a primeira moto. Mas muitas pessoas têm dúvidas de que critérios devem levar em conta no momento da compra de uma motocicleta.
Além de fatores como estética e potência do motor, outros devem ser analisados com atenção. Isso inclui custos condizentes ao seu orçamento, estilo de vida e decidir por um modelo que supra sua real necessidade.
Mas fique tranquilo. Nós da Remaza elaboramos este conteúdo, justamente, para ajudar você a escolher a sua primeira moto. Então, continue a leitura e veja nossas dicas para não cometer erros na hora da aquisição.
O que analisar na hora de comprar a primeira moto?
Comprar a primeira moto é o sonho de muita gente. E para fazer esse investimento valer a pena você precisa adquirir o modelo que mais se adequa às suas necessidades diárias, entre outros aspectos. Acompanhe a seguir as nossas cinco dicas na hora da compra de sua primeira motocicleta.
Potência da moto de acordo com o seu objetivo
Um dos primeiros fatores a se pensar é nas cilindradas da moto. Isso porque, dependendo da sua necessidade, a potência do veículo vai variar. Por exemplo: se você pretende utilizar a moto apenas como um transporte urbano, optar por uma motocicleta de baixa cilindrada é uma boa. Além de suprir o seu objetivo, motos com 50 a 125 cilindradas são mais econômicas, baratas e ótimas para locomoção na cidade.
Mas se você tem a intenção de usar uma moto para viajar, o mais indicado é comprar uma que tenha, no mínimo,300 cilindradas. Ressaltando que para pegar a estrada de moto, o motociclista deve ser experiente. E em caso de terrenos críticos, como chão batido e trilhas, as motos mais indicadas são as de uso misto.
Fique atento no custo-benefício
O custo-benefício é um dos critérios mais importantes no momento da compra de sua primeira moto. Faça uma ampla reflexão a partir de sua situação econômica e dos recursos que uma moto precisa te oferecer para suprir suas necessidades de momento.
É como citamos no tópico anterior: por que comprar uma moto acima de 300 cilindradas para se locomover apenas pela cidade, se as de menor potência são mais baratas e suprem esse objetivo muito bem? Você só teria um custo maior com isso.
Então, a análise do custo-benefício trará mais segurança no negócio e evita que em breve você precise se desfazer do veículo por conta do alto custo. Veja com cuidado todas as possibilidades.
Considere outros aspectos mecânicos
Se você é iniciante, preste atenção nesses fatores na hora de escolher a primeira moto.
- Freios ABS e CBS: Esses tipos de freios são modelos mais seguros. O sistema ABS (Sistema de Freio Antiblocante) evita que a moto perca o controle durante freadas bruscas. Já o freio CBS (Sistema de Freio Combinado) faz a combinação de freio dianteiro e traseiro, proporcionando uma frenagem mais eficiente.
- Peso da moto: Motos mais leves são mais fáceis de pilotar, portanto, melhores para motociclistas iniciantes. As mais pesadas apresentam maior dificuldade para controlar, manter o equilíbrio, acelerar e frear. Motos que possuem até 200 cilindradas costumam ser mais leves.
Faça uma pesquisa criteriosa antes de comprar a moto
Pesquise muito bem antes de fechar o negócio. A melhor maneira de saber se o modelo desejado é bom para ser a sua primeira moto é ler depoimentos de usuários, buscar análises de especialistas e falar com conhecidos. Utilize bastante internet e as redes sociais como canais de busca por essas informações.
Entenda o seu nível de experiência
Esse também é um dos principais pontos, pois muitas pessoas agem no impulso e compram uma moto que não é compatível com o nível de experiência delas. Acontece que não conseguem dirigir a moto.
Como nesse conteúdo estamos falando sobre a primeira moto, o ideal é que você compre um modelo mais leve e de menor potência. São mais fáceis de controlar. Portanto, seja sincero consigo mesmo e busque um veículo que seja condizente com o seu nível.
Seguindo essas dicas, você vai diminuir bastante as chances de errar na aquisição de sua primeira moto.
Vantagens de ter uma moto
Como citamos na introdução deste artigo, muitas pessoas buscam a aquisição de uma moto por conta de alguns fatores que são vistos como benefícios. Veja agora algumas dessas vantagens que você leva ao ter uma moto.
- Locomoção mais fácil: Utilizar moto evita ficar parado grandes engarrafamentos. Sendo assim, você consegue chegar mais rápido ao seu destino.
- Mais economia: Uma moto, de modo geral, custa menos que um carro. Os modelos com cilindradas de até 150, por exemplo, chegam a render 30 quilômetros por litro de gasolina na cidade. Um carro popular faz em média 4 quilômetros por litro.
- Mais sustentabilidade: Isso mesmo, as motos são mais sustentáveis do que os automóveis. Isso acontece porque a produção de dióxido de carbono das motocicletas é consideravelmente menor. Sendo assim, tem menos impacto na natureza
Revenda melhor: Provavelmente você já deve ter escutado que um carro desvaloriza logo que sai da concessionária. E, sim, a desvalorização de um carro ocorre de maneira mais rápida. Com as motos isso também acontece, porém de forma mais branda.
Facilite a compra por meio de um consórcio
Para muita gente, a maneira mais viável de conseguir realizar o sonho de comprar a primeira moto é através de um consórcio.
Esse tipo de negócio se caracteriza por ser um modelo de compra, em que um grupo de pessoas se junta para comprar um bem ou adquirirem algum serviço. Assim, formam um fundo coletivo. No entanto, é preciso realizar o pagamento das parcelas do valor da carta de crédito, para conseguir o bem desejado.
O consórcio tem mais vantagens que um financiamento comum. Muito disso é por conta da ausência de juros, sendo cobrada apenas uma taxa de administração. Clique aqui e saiba mais sobre consórcios.
Consórcio de moto
O consórcio de motos funciona praticamente como qualquer outro consórcio, com algumas características próprias. Você escolhe o modelo e a marca da moto ou uma carta de crédito que tenha o valor condizente com a motocicleta escolhida.
Depois disso, o próximo passo é escolher alguma empresa para administrar o consórcio e entrar em algum grupo para conseguir arcar com os valores mensais. Sempre pesquise as empresas do ramo e escolha uma de credibilidade.
O plano de consórcio de motos, geralmente, é de no máximo 72 meses. E se você pagar todas as parcelas em dia, poderá participar das assembleias mensais, onde acontecem lances para resgate do valor do crédito.
Conheça o consórcio de moto Remaza
Contrate uma empresa de referência no mercado para administrar o consórcio que você está. A Remaza possui vasta experiência na área de consórcios. Atua há mais de 50 anos, sempre oferecendo os melhores planos para que os clientes realizem seus sonhos.
O consórcio de motos Remaza é a maneira mais econômica de você adquirir sua moto por um valor justo e adequado ao seu orçamento.
Então, o que está esperando? Não perca mais tempo e entre em contato conosco e fale com um de nossos atendentes. Mas se preferir, você pode acessar nosso site e fazer uma simulação gratuita de consórcio. Ajudar a realizar o seu sonho é a nossa alegria!