Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer agora?

Consórcio | 18/11/2022

Compartilhar:

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer agora?

Você sabe o que fazer em caso de vistoria reprovada por quilometragem? Para descobrir o motivo e corrigir os números do veículo, é necessário uma pesquisa para encontrar a quilometragem em vistorias anteriores ou contar com o laudo de algum perito. 

No entanto, há muitas informações necessárias para entender os motivos que levaram a vistoria de seu veículo ser reprovada por quilometragem. 

 Para saber mais sobre o assunto, os fatores que fazem a vistoria ser reprovada por quilometragem e quais providências tomar de acordo com a situação, continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Acompanhe!

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

 

Painel escuro de carro mostrando as rotações e a velocidade.

A reprovação na vistoria por quilometragem é algo que precisa acender um alerta. Isso porque, muitas vezes, é caso de adulteração. E se essa situação se confirmar a partir das análises feitas, você terá que recorrer à Justiça para buscar reparação. 

 Vale ressaltar que os casos de adulteração ocorrem quando a quilometragem verificada na atual vistoria não corresponde com a análise feita na última, conforme registro fotográfico ou quando o hodômetro chega ao limite de contagem e é reiniciado. No entanto, só quem pode solicitar a reparação por meios judiciais é o proprietário do veículo ou seu representante. 

Para isso, é preciso ir até a unidade de atendimento do Detran de sua região e apresentar o laudo da vistoria bloqueado. A data de validade do laudo não deverá ser observada, pois não deve ser exigido a declaração de responsabilidade e preenchimento de formulário.

Se for constatado que o bloqueio do laudo aconteceu por causa de erro na coleta da quilometragem no laudo anterior ou pela recontagem do hodômetro, o laudo deve ser desbloqueado e o anterior- no qual consta a inconsistência- cancelado. 

Sendo assim, o processo retorna desde o início e a indicação é que a pessoa volte à ECV (Empresa Credenciada de Vistoria) para uma nova vistoria. 

Qual o valor de um laudo cautelar?

Não existe uma tabela única de preços. Sendo assim, o valor  da vistoria é muito relativo, dependendo do modelo do veículo. Entretanto, podemos dizer que para os carros populares, a avaliação está em torno de R $500,00. Os valores também podem ser baseados na tabela Fipe do automóvel.

Adulteração de veículo é crime 

A adulteração de quilometragem ocorre bastante em situações de compra de veículos seminovos. Ou seja, a pessoa foi enganada pelo vendedor e deve procurar seus direitos. 

Adulterar a quilometragem de veículos é crime previsto pela legislação, no artigo 66 da Lei nº 8078/ 1990. E a lei diz o seguinte:

“Art. 66. Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços:

Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.

Pena Detenção de um a seis meses ou multa.”

Portanto, se você estiver se sentindo enganado ou desconfiando de adulteração da quilometragem de seu veículo, não perca tempo e vá até uma delegacia registrar um boletim de ocorrência. O vendedor e a loja serão investigados e uma perícia será feita no veículo para comprovar ou não o caso de adulteração. 

Como saber a quilometragem do veículo na última vistoria?

O crime de adulteração de quilometragem acontece, justamente, pelas pessoas não saberem como ter acesso aos números da vistoria passada. Para ajudar os consumidores que estão comprando um veículo e terem certeza de que não há nada ilegal, é que o DETRAN de Estado de São Paulo disponibiliza um leque de serviços digitais. 

Através do site do órgão, você pode pesquisar débitos, registros de roubos e furtos de veículos usados, além de alienações judiciais. As consultas podem ser feitas de forma simples e rápida. Basta acessar a página do DETRAN SP, clicar na aba “veículos” e escolher entre as seguintes opções. 

Como identificar adulteração na quilometragem do veículo?

Para saber isso, é preciso que você faça algumas análises, como: 

Mas se mesmo depois de todas essas análises feitas, ainda tiver dúvidas, chame um mecânico especializado e de confiança  Peça para ele fazer uma inspeção completa em busca de suposta adulteração. Você terá o aval mais assertivo ou não para a compra do veículo. 

Outros fatores que reprovam na vistoria

 

Pessoa de azul segurando uma palnilha em frente a um carro com a porta aberta.

Muitos fatores são levados em conta durante a vistoria. Por isso, é necessário que você tenha a certeza de que tudo está em ordem, desde os itens de segurança, equipamentos obrigatórios e todos os tributos. Acompanhe a lista dos itens que são avaliados. 

Espelhos retrovisores

Os espelhos retrovisores significam segurança ao motorista. Por isso, é feita a revisão nos dois espelhos da parte exterior e do espelho central interior. As avaliações seguem se todos estiverem em boas condições.  

Faróis e faroletes

Será verificado se todas as luzes estão em pleno funcionamento. Serão checados:

Limpadores de pára-brisa

Vistorias dos limpadores de pára-brisa é garantir que o condutor possa ter visibilidade em dias chuvosos ou com neblina. E para que os pára-brisas consigam cumprir a função de limpar o vidro do carro quando embaça, precisam ser trocados com frequentemente.

Pneus

Pneu careca é algo temerário, propício para causar acidentes graves, pois impactam na estabilidade do veículo. Por isso que o estado dos pneus também é avaliado durante a vistoria. Todos os pneus devem ser novos ou, então, apresentar pouco desgaste. Para o tempo de uso, o vistoriador analisa os sucos e aqueles "cabelinhos" dos pneus, que são muito visíveis em pneus mais novos. 

Buzina

Não esqueça da buzina. Esse também é um item que passa pela vistoria. Para não ser reprovado nesse quesito, a buzina deve estar funcionando de forma correta.  

Vidros

Os vidros do veículo também entram na vistoria. Se o vistoriador apontar rachaduras ou alguma parte trincada, o veículo será reprovado. No caso da película de proteção, é necessário que esteja de acordo com as normas estabelecidas pelo CTB(Código de Trânsito Brasileiro). Se a película for muita escura, há o risco dela ser retirada definitivamente. 

Itens de segurança

Uma das etapas mais importantes e delicadas nas vistorias, é a análise dos itens de segurança. Em caso de alguma inconformidade, a reprovação é direta. Nesse momento são verificados:

Itens de identificação

Os itens de identificação servem para diferenciar o veículo de todo o resto da frota do país e do mundo, mesmo que haja outros tantos do mesmo modelo. Ou seja, é uma confirmação de originalidade. Esses são os itens analisados.

Suspensão

Por último e não menos importante, a suspensão do veículo. Recomenda-se não rebaixar o automóvel e manter a suspensão original. Se você decidiu fazer alguma customização, tenha a certeza de que a suspensão não foi danificada.

Adquira seu veículo através do consórcio Remaza

Para não correr o risco de ter a vistoria reprovada por quilometragem, você precisa adquirir um veículo novo ou usado através de revendas de credibilidade. E um dos modos seguros e mais viáveis para isso, é investindo em um consórcio confiável. 

A Remaza é uma empresa que possui mais de 50 anos de experiência no mercado, realizando os sonhos dos clientes, sempre apresentando os melhores planos. Com o consórcio de veículos Remaza, você adquire seu carro ou moto de maneira mais econômica , com um preço justo, sem pagar nada de juros e tendo um plano que seja adequado ao seu orçamento.

Não perca mais tempo e entre em contato conosco. Fale com um de nossos atendentes ou faça uma simulação no site. Nossa alegria é realizar o seu sonho!